Livro Solidário faz doação de acervo e inaugura espaços de leituras



A Imprensa Oficial do Estado (IOE) inaugura nesta quarta-feira (14) às 9h30, o mais novo Espaço de Leitura do projeto Livro Solidário. Será no Pro Paz Ufra, nas dependências da Universidade Federal Rural da Amazônia, na avenida Perimetral, no bairro da Terra Firme, em Belém. O evento vai contar com a participação do poeta Antônio Juraci Siqueira, e terá leitura de poesias por alunos atendidos pelo Pro Paz.

O Espaço começa com um acervo de cerca de 500 livros doados pelo Livro Solidário, selecionados entre as doações recebidas da população paraense. Todo o material passou por um processo de higiene e catalogação. Muitos livros chegam bastante danificados, por isso a equipe do projeto contou com a ajuda de um colaborador para o trabalho de recuperação dos exemplares. A técnica do projeto, Lucila Girão conta que o servidor participou de uma oficina de restauro de livros ofertada pela Biblioteca Pública Arthur Vianna, da Fundação Cultural do Pará. “Depois de tratados, os livros ficam praticamente novos e prontos para serem repassados a outras mãos”, pontuou.

Monte Alegre

Na quarta-feira (14) também será inaugurado o Espaço de Leitura da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Rosália Simões Barbosa, no município de Monte Alegre, localizado na Mesorregião do Baixo Amazonas. O Espaço recebeu cerca de 450 livros do projeto Livro Solidário e vai atender perto de 500 alunos que participam do projeto ‘Espaço de leitura: levar a ler em lugares distantes', desenvolvido pela aluna do Mestrado em Letras da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Alessandra Mesquita.

Escola

Na quinta-feira (15) quando é celebrado o Dia da Escola, o Livro Solidário vai fazer a doação de 350 livros para a Escola Municipal de Ensino Fundamental João Nunes Souza, de Ananindeua; e outra doação para o projeto “Era uma vez”, desenvolvido pelo Hospital Público Estadual Galileu, que receberá um acervo de 350 livros. “Para os hospitais nós enviamos livros novos para evitar contaminação por fungos e outros parasitas que atacam os livros”, pontuou a técnica do projeto, Lucila Girão.

Serviço: Inauguração do Espaço de Leitura Pro Paz Ufra.

Data: 14/03/2018
Hora: 9h30
Local: Av. Perimetral, na Universidade Federal Rural da Amazônia.