Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária levanta discussões sobre os movimentos sociais do campo



Com o objetivo de fortalecer a memória das lutas e resistências camponesas no Brasil, ocorre, até este sábado 28, a III JURA: Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária. A ação vai se dar em diversas instituições de ensino superior do Estado, entre elas a UFPA. A participação é gratuita e a programação pode ser conferida aqui.

O evento é voltado para docentes; estudantes; servidores das universidades; lideranças de movimentos, organizações sociais e sindicais do campo e da cidade e também de organizações públicas e não governamentais; como também para qualquer pessoa interessada na temática da ação. Durante a jornada, haverá palestras, mesas-redondas, debates, exposições e atividades culturais (programação completa de Belém e Cametá).

O professor Salomão Hage, um dos integrantes da coordenação da JURA 2018, explica que a jornada é uma ação em que os movimentos sociais camponeses ocupam as universidades públicas do Brasil. “Esse espaço tem sido disputado pelos povos e pelas comunidades tradicionais e camponesas para contribuir com o reconhecimento da importância das lutas pela reforma agrária como estratégia para fortalecer um projeto anticapitalista de sociedade”, afirma o professor.