Detran disponibiliza Certidão Negativa online para condutores




O usuário do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) conta, agora, com mais um serviço online que tem como objetivo dar celeridade para o atendimento. É a Certidão Negativa do Condutor, popularmente conhecida como “Nada Consta”.

O documento é uma exigência para fins profissionais, como para inscrições de cursos de mototaxistas e motofretistas. A certidão disponibiliza o histórico do condutor, informando a data em que emitiu sua primeira habilitação, tipo de categoria que está habilitado, se possui multas pendentes, se foi aplicada a suspensão do direito de dirigir, se o motorista exerce atividade remunerada e até se possui cursos de qualificação.

Anteriormente, o atendimento era feito presencialmente, aumentando o tempo de espera para os clientes. “Para ter o ‘Nada Consta’ o usuário precisava se deslocar, muitas vezes de longe, para tirar o documento. A demanda chegou a ser cerca de 250 atendimentos por dia, somente de emissão da certidão para mototaxistas. Com o novo processo eletrônico, é possível que o documento seja emitido de casa ou da própria escola que exige para realizar cursos. Uma prestação de serviço mais rápida e menos burocrática”, afirmou o coordenador da Escola Pública de Trânsito, Carlos Valente.

De acordo com o presidente da Federação dos Mototaxistas e Motoboys do Estado do Pará (Fenamoto), a medida facilitou a vida do profissional de transporte. “Nós somos 80 mil profissionais da motocicleta no Pará, e é exigido pra gente, das secretarias municipais de transporte, essa certidão, então essa acessibilidade foi de estrema importância para o desenvolvimento do nosso trabalho. Ficou muito mais prático”, avaliou.

O novo serviço online pode ser encontrado no site do Detran, www.detran.pa.gov.br, no ícone serviços online, na aba de habilitação. A Certidão possui validação digital, desta forma o usuário tem a segurança e comprovação de que o documento foi emitido pelo Detran.