Notáveis Clowns levam espetáculo sobre sustentabilidade ao Teatro Waldemar Henrique neste domingo (6)




A Cia dos Notáveis Clowns está em festa! Em vésperas de completar 20 anos de trajetória, os palhaços Toli Tola Tanto Faz, Pieriereca das Pierierequices Piererecadas, Mocotó Fujona da Silva Pega o Beco, e Beterraba das Chocolatices Achocolatadas, irão circular mais uma vez pelo arquipélago do Marajó. O projeto Notável Marajó 2 – Navegar é preciso terá o lançamento oficial no Teatro Waldemar Henrique, no próximo dia 6 de maio, às 10h30, com a apresentação do espetáculo Um Novo Circo, A Farsa da Sustentabilidade.

O espetáculo conta a história de uma pequena trupe mambembe, “pé na estrada”, um circo pano de roda, trapos rasgados de uma grande e brilhante lona que viaja de praça em praça anunciando um magnífico espetáculo. São marqueteiros de um espetáculo que não existe, uma tentativa mentirosa e desesperada para que a magia do circo não desapareça e eles não pereçam de fome. Depois de tudo armado, a verdade vem em cena aberta. Quase nada restou, o tempo se encarregou de desgastar seu material, um incêndio acabou o que ainda era útil e a única alternativa que restou foi montar um novo circo utilizando materiais encontrados nas ruas.

Empiricamente, os palhaços começam a refletir sobre o conceito dos 5R’s - reduzir, repensar, reaproveitar, reciclar e recusar consumir produtos que geram impactos socioambientais significativos, o que faz com que eles enxerguem de outra forma os problemas socioambientais a sua volta. A inusitada situação transforma completamente o circo, que agora usa como tema principal das suas apresentações a sustentabilidade. Resta saber se o tema é de fato uma preocupação com a crise socioambiental em que estão inseridos ou apenas uma maneira de vender seus espetáculos.

 João Guilherme Pinho, que é fundador da Companhia e dá vida ao palhaço Toli Tolá, explica a importância da peça nos dias atuais. “O espetáculo pretende ser um espaço de mediação para uma educação ambiental crítica, levando o público a refletir sobre as práticas e as formas de correlação entre ser humano e natureza”.

 Após esta apresentação, em junho e julho a Companhia segue viagem para o Marajó, passando pelas cidades de Soure, Salvaterra, Muaná, Ponta de Pedras e São Sebastião da Boa Vista. Para esta temporada, leva na bagagem dois espetáculos: Um Novo Circo – A Farsa da Sustentabilidade e o Amor de Picadeiro. Duas remontagens que marcam esses quase vinte anos de trajetória notável.

 Esta aventura conta com Patrocínio do Banco da Amazônia 2018 e também com o Prêmio Carequinha de Estimulo ao Circo 2015, e essa apresentação de lançamento foi contemplada com o no edital Pauta Livre de Teatro 1º Semestre da Fundação Cultural do Pará.


SERVIÇO


Espetáculo Um Novo Circo - A Farsa da Sustentabilidade

Local: Teatro Waldemar Henrique (Praça da República, s/n)

Data: 06 de Maio

Horário: 10h30

Ingressos: Inteira $20 com meia entrada para estudantes $10