OSTP realiza concerto em homenagem póstuma ao compositor russo Serguei Firsanov


No início da década de 90, Belém recebeu um importante nome da música erudita: Serguei Firsanov, que aportou na capital paraense a partir de uma ação que tinha como objetivo implantação do estudo de cordas, pelo meio da vinda de um grupo de excelentes músicos oriundos do leste europeu. E por aqui ele ficou, por quase 30 anos, até sua morte, em 2016, sendo responsável pela formação de inúmeros instrumentistas no estado. Para homenageá-lo, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) realiza no dia 30/05, às 20h, concerto em homenagem ao músico, professor e compositor russo com regência do maestro titular Miguel Campos Neto. A apresentação terá como solistas os músicos Ana Maria Adade (piano) e Bruno Valente (violoncelo), ambos integrantes da OSTP. O concerto é uma realização do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e da Academia Paraense de Música (APM), com apoio da Cultura Rede de Comunicação.

Firsanov chegou no Pará após abertura econômica e política na antiga União Soviética e aqui fixou residência. Membro da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz desde a formação, em 1996, até a data do seu falecimento, ele foi um dos mais antigos professores de viola do Instituto Estadual Carlos Gomes,professor da Fundação Amazônica de Música , e é considerado um dos músicos de maior destaque que Belém teve nos últimos anos. O maestro da OSTP considera que com sua partida, a cidade encerrou um ciclo no ensino de música. "Serguei deixou vários jovens músicos de Belém órfãos, já que era um grande pai musical", ressalta o maestro.

Campos Neto analisa que a obra de Firsanov que será apresentada no concerto, "Rapsódia para piano e orquestra", com a solista Ana Maria Adade, mostra uma das características mais marcantes de sua passagem pelo Pará - a absorção em suas composições do folclore local. "Ele atuou em várias frontes: como instrumentista de orquestra e de música de câmara estava sempre no palco, como pedagogo lecionava violino, viola, música de câmara, e matérias teóricas, era compositor e arranjador. Pode-se dizer que era o músico completo e é mais que merecedor da nossa homenagem. A obra dele que vamos apresentar é para piano e orquestra mas é baseada em duas canções de Waldemar Henrique, nosso maior compositor", comenta o maestro.

A programação conta também com outro compositor russo, parte da homenagem ao professor. Trata-se da sinfonia N. 9 de Shostakovitch, “uma sinfonia mais curta e mais leve do compositor, uma atitude dele que pode ser interpretada como ironia, quebrando a mística das 'nonas sinfonias' que começara com Beethoven”, diz Miguel.

A noite terá o magistral concerto para violoncello de Dvorak, talvez o maior concerto já escrito para o instrumento, que terá Bruno Valente como solista. O maestro Miguel Campos Neto considera muito importante contar com a participação de membros da OSTP solando frente à orquestra, como é o caso de Bruno, chefe de naipe dos violoncelos.

"É uma grande responsabilidade solar um concerto de tal magnitude com uma grande orquestra. Será a primeira vez que a OSTP interpretará esse concerto e é uma grande honra ser o primeiro a tocar essa magnífica obra”, afirma o músico. Bruno ingressou na OSTP em meados de 2007, e desde 2011 ocupa a função de chefe dos violoncelos.

PROGRAMA

D. SHOSTAKOVICH (1906-1975)
Sinfonia nº 9 em Mi bemol maior, Op. 70.
Allegro
Moderato - Adagio
Presto
Largo
Allegretto - Allegro

S. FIRSANOV (1952 - 2016)
Rapsódia para piano e orquestra
Andante cantábile
Allegretto scherzando
Solista: Ana Maria Adade (piano)

Intervalo

A. DVORÁK (1841-1904)
Concerto para violoncelo em Si menor, Op. 104
Allegro
Adagio ma non tropo
Finale - Allegro moderato
Solista: Bruno Valente (violoncelo)


SERVIÇO
Concerto Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz
Data: 30/05
Horário: 20h
Regência: Miguel Campos Neto
Solistas: Ana Maria Adade (piano) e Bruno Valente (violoncelo)
Entrada gratuita
Os ingressos disponibilizados a partir de 9h do dia 29/5, na bilheteria do Theatro da Paz e no site www.ticketfacil.com.br. Retirada limitada a dois ingressos por pessoa, com taxa de conveniência do site a R$ 2,00 por ingresso.