Prefeitura finaliza preparativos nos cemitérios para visitação do Dia das Mães




Desde o mês passado os cemitérios de Belém recebem atenção especial para que se garanta tranquilidade e conforto àqueles que vão aos espaços para prestar homenagens pelo Dia das Mães neste domingo, 13. Como já é tradição, os serviços de organização e limpeza desses espaços são intensificados às vésperas das datas que recebem maior público. A expectativa é que mais de 80 mil pessoas visitem os cemitérios administrados pela Prefeitura de Belém, no sábado, 12, e no domingo.

Devem visitar os três cemitérios administrados pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) cerca de 60 mil pessoas, sendo 35 mil pessoas no Santa Izabel, 25 mil no de São Jorge e 500 no Soledade. No sábado, o Santa Izabel e o São Jorge funcionam de 7h às 17h e no domingo, de 6h às 17h, sendo que as secretarias dos cemitérios funcionam a partir das 8h. O Soledade funcionará apenas no domingo, de 7h às 13h. O horário de sepultamento se encerra às 12h, no sábado e no domingo. No Santa Izabel há ainda a tradicional missa das 7h.

Cerca de 250 agentes de limpeza trabalharam nos serviços de roçagem, capinação, poda e retirada de árvores caídas, lixo e entulho, além de limpeza geral nos três cemitérios. Mesmo com o serviço finalizado em alguns dos espaços, as equipes da Seurb e das Secretarias Municipais de Saneamento (Sesan) e Meio Ambiente (Semma) seguem trabalhando para manter a organização até o domingo.

No Cemitério São Jorge, a Prefeitura de Belém, por meio da Sesan, reconstruiu o calçamento, garantindo mais segurança e acessibilidade aos pedestres. “Estamos fazendo a recuperação da calçada para melhorar a acessibilidade das pessoas. Além disso, neste local temos uma incidência grande de descarte irregular de lixo e estamos paralelamente intensificando a limpeza do entorno e fiscalizando para diminuir esse tipo de descarte irregular. Certamente estas intervenções irão garantir mais segurança a todos os que circulam por ali”, disse Claudio Mercês, titular da Sesan.

Nos cemitérios administrados pela Agência Distrital de Icoaraci (Adic) e de Mosqueiro (Admos) também está tudo pronto para a recepção dos visitantes. A expectativa é de um público de 15 mil pessoas no Cemitério de Santa Izabel, no distrito, de 10 mil pessoas no Cemitério do Tapanã e de mil visitantes no São José da Vila em Mosqueiro. O horário de funcionamento dos dois cemitérios de Icoaraci vai das 7h às 17h e no de Mosqueiro é de 8h às 18h.

A manutenção da iluminação pública no interior e no entorno dos cemitérios, além das vias de acesso, foi reforçada.

Semob - Para garantir a segurança e a fluidez do trânsito, reduzindo conflitos entre veículos e pedestres, e assegurar maior conforto para os visitantes, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) distribuirá agentes de trânsito no entorno dos principais cemitérios da capital, em especial o Santa Izabel, no Guamá, e o São Jorge.

A Secretaria Municipal de Economia (Secon) também atuará nos três cemitérios de Belém administrados pela Seurb, nos dias 12 e 13, com o objetivo de ordenar as vendas informais e garantir o livre acesso dos pedestres na entrada das necrópoles. No sábado, equipes volantes da Secon irão atuar nesses três cemitérios. No domingo, a fiscalização contará com 36 servidores e equipes fixas, distribuídos nos cemitérios São Jorge e Tapanã, das 8h às 12h e de 14h às 16h, e no cemitério de Santa Izabel, considerado o maior da capital, das 8h às 18h.

Segurança - De acordo com o chefe da Divisão de Planejamentos da Guarda Municipal de Belém (GMB), inspetor Antônio Carlos, será deflagrada a Operação Dia das Mães, que começa no sábado, às 7h, e se estenderá até às 18h de domingo. O Grupamento Operacional e dos grupamentos especiais, como o de Ação Tática (GAT), Ação Tática com Cães (ATAC), Ronda da Capital (RONDAC) e os moto-patrulheiros do grupamento SOS Paz foram escalados para melhor servir a população na segurança interna e no entorno dos cemitérios.

O esquema de segurança atenderá os cemitérios de Santa Izabel (Guamá), São Jorge (Marambaia), Soledade (Batista Campos), Tapanã  e Santa Isabel (Icoaraci), São José da Vila (Mosqueiro).

O efetivo no Santa Izabel será de 68 guardas divididos em moto-patrulheiros, operacionais e táticos, além do equipamentos de videomonitoramento (câmera de 360°, que garante visão panorâmica). No São Jorge trabalharão 32 guardas, divididos em viaturas, motocicletas, operacionais e táticos. No Soledade estarão quatro  guardas; no Tapanã, 20 guardas, divididos em viaturas, motocicletas e operacionais; no Santa Izabel, em Icoaraci, 16 guardas; e no São José da Vila, em Mosqueiro, 12 guardas.