Projeto incentiva troca de papel entre colaboradores no Hospital Regional de Marabá




Em situações simples ou grandes desafios, colocar-se no lugar do outro pode ser o ponto de partida para tomar a melhor decisão. É essa a estratégia que a Política de Humanização do Sistema Único de Saúde (HumanizaSUS) toma como base para a assistência à saúde. Assim, para exercitar o poder de empatia e integrar os setores, o Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), lançou o projeto 'Sentindo na Pele'.

A iniciativa consiste na troca de papeis pelos colaboradores para que conheçam a rotina dos colegas. Na primeira edição, 14 pessoas vivenciaram a experiência, incluindo o diretor-geral da unidade, Valdemir Girato, que se tornou, por uma hora, o supervisor da Unidade de Terapia Intensiva Adulto.  Na ocasião, ele participou da visita multiprofissional que reúne profissionais de diversas especialidades para discutir o quadro clínico dos pacientes.

'O projeto é fantástico porque faz com que os participantes reconheçam a importância do trabalho do colega no dia a dia da unidade. Normalmente, a gente sempre acha que o trabalho do outro é mais fácil que o nosso. Mas não é assim. Todos têm os seus desafios diários e as suas responsabilidades na assistência à saúde. E entender isso, faz uma grande diferença no resultado do nosso atendimento', afirmou Girato.

A técnica de enfermagem, Meires Souza, também vivenciou essa experiência. No Serviço de Processamento de Roupas, ela ajudou a equipe a lavar, secar e entregar os uniformes privativos dos colaboradores. 'Vi que, como na enfermagem, eles seguem processos definidos para a atividade. Assim, para cada etapa, cada colaborador do setor tem a sua função. Eu utilizo o serviço deles todos os dias quando chego na unidade. Às vezes, a gente chega lá e quer logo ser atendido, sem entender a situação deles. Às vezes, nem agradecemos por cuidarem do nosso uniforme. Todos devem ser reconhecidos pelo trabalho que fazem na unidade, porque todos são importantes', argumentou Meires.

Gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Regional de Marabá é referência de atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios da região.