Arranjos Produtivos Locais são tema do primeiro “Diálogos da Inovação”




A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) promove nesta quinta-feira (21), às 9h, em seu auditório, o primeiro “Diálogos da Inovação”, com o tema "Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais como Estratégia de Desenvolvimento".

Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) são aglomerações territoriais de agentes econômicos, políticos e sociais, com foco em um conjunto específico de atividades econômicas. Geralmente envolvem a participação e a interação de empresas que podem ser desde produtoras de bens e serviços finais até fornecedoras de insumos e equipamentos, prestadoras de consultoria e serviços, entre outros, e incluem organizações públicas e privadas voltadas para formação e capacitação de recursos humanos.

Segundo a coordenadora de Ciência e Tecnologia da Sectet, Amarílis Aragão, o evento busca prover discussões acerca de assuntos importantes no âmbito da inovação, bem como na estruturação de um ambiente inovador. “Antes de pensarmos num ambiente de inovação, precisamos entender o que é um APL. Este será um evento no qual veremos os conceitos sobre o tema e depois os discutiremos dentro das nossas realidades”, frisou a coordenadora.

Na oportunidade, será ministrada a palestra “Sistema Paraense de Inovação e Políticas Estaduais de CT&I”, pelo diretor de Ciência e Tecnologia da secretaria, Marco Antônio Lima. Entre essas políticas destaca-se o Programa Inova Pará, coordenado pela secretaria e amparado pela Lei Estadual de Inovação (Lei n° 8.426), de 16 de novembro de 2016, que dispõe sobre incentivos à inovação, à pesquisa científica e tecnológica e à engenharia não rotineira, além da política estadual de incentivos fiscais.

O Inova Pará parte da premissa que, para romper com o modelo extrativista, presente na economia paraense, é indispensável que o Estado apoie a criação de Sistemas Regionais de Inovação (SRI), a fim de que propicie suporte necessário à agregação de valor das cadeias produtivas estratégicas. Em sua concepção, o programa acredita no potencial produtivo e inovador das distintas regiões do estado.

Na programação, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), que possui no Pará um Núcleo Estadual de APLs, vai apresentar o que são e como funcionam os Arranjos Produtivos Locais (APLs), esclarecendo as dúvidas que possam ocorrer aos presentes. Quem estará à frente da apresentação é o servidor Raimundo Sergio de Menezes Santos.

Encerrando o período de exposição, será aberto espaço para um caso de sucesso em APLs, com o também servidor da Sedeme, Lourival da Silva Ribeiro Junior. Em seguida, ocorre o debate entre os participantes. O evento é aberto ao público em geral.

Serviço:

Dia: 21/06/18
Local: Auditório da Sectet
Endereço: Av. Presidente Vargas, 1020 – Campina. Belém/PA
Horário: De 9h às 12h