Três dramas encerram o Festival Varilux no Cine Líbero Luxardo




A quarta-feira (20) será o último dia do Festival Varilux no Cine Líbero Luxardo, da Fundação Cultural do Pará (FCP), em Belém. As três últimas produções que encerram o Festival são os dramas franceses “Custódia”, “Promessa ao Amanhecer” e “A Aparição”.

A partir das 15h30 será exibido o filme “Custódia”, dirigido por Xavier Legrand. É um drama que mostra a disputa do casal Miriam e Antoine pela guarda do filho Julien, 12 anos, após o divórcio. De um lado, Antoine diz que a mãe o distancia de seu filho, e do outro, Miriam acusa o pai de atos agressivos. A violência doméstica é o principal tema da história, acompanhando as conturbadas relações familiares do filho. O suspense e a tensão criados por Xavier Legrand foram premiados no Festival de Veneza, na categoria Melhor Direção.

“Promessa ao Amanhecer”, com sessão às 17h30, dirigido por Eric Barbier, é uma adaptação da biografia de Romain Gary, aviador da II Guerra Mundial e escritor, que dedica toda a sua vida à mãe, Nina. O amor materno compõe a história adaptada por Barbier, que também apresenta seus fardos, mas sem distanciar a reciprocidade de afetos entre o romancista Romain Gary e sua mãe, aclamada pela atuação de Charlotte Gainsbourg.

“A Aparição”, exibido às 20 h, é uma obra do cineasta Xavier Giannoli, que conta a história de um renomado jornalista, Jacques, convidado pelo Vaticano para a investigação do relato de uma jovem que afirma ter visto a Virgem Maria. O filme traz a inquietação não só dos personagens, mas do telespectador, dentro de um thriller teológico. Os papéis do jornalista contemporâneo e da mídia também são colocados em questão, sobre suas verdades e sensacionalismos.

O encerramento do Festival Varillux traz dramas sobre violência domiciliar, dúvidas sobre dogmas católicos e uma biografia de amor materno. As sessões serão exibidas no Cine Líbero Luxardo, localizado no 1° andar do Centur. O Festival, realizado durante duas semanas, terá sua próxima edição em 2019. (Colaboração de Pedro Gonçalves).

Serviço: Festival Varilux de Cinema Francês, no Cine Líbero Luxardo, no Centur. Ingresso a R$ 12,00, com meia-entrada.

“Custódia”, de Xavier Legrand (França, 93 min., 14 anos, legendado), no dia 20 de junho, às 15h30.

“Promessa ao Amanhecer”, de Eric Barbier (França, 130 min., 14 anos, legendado). Dia 20 de junho, às 17h30.

“A Aparição”, de Xavier Giannoli (França, 137 min., 14 anos, legendado). Dia 20 de junho, às 20 h.