Ação vai recolher embalagens vazias de agrotóxicos em Novo Repartimento




Uma ação itinerante da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) vai realizar a coleta de embalagens vazias de agrotóxicos, visando facilitar a devolução pelos produtores rurais, diminuindo as distâncias dos pontos de coleta e facilitando o descarte dos produtos. Ação ocorrerá no município de Novo Repartimento, nos dias 16 e 17 de agosto, no horário de 8h30 às 16h.

A entrega das embalagens é de responsabilidade do produtor rural, que deve fazer essa devolução no prazo máximo de 1 ano após a compra do produto. O produtor deve devolver as embalagens tríplice lavadas e inutilizadas, cumprindo assim a lei e respeitando o meio ambiente.

Os produtores devem armazenar corretamente as embalagens após o uso e entregá-las nos postos de coleta. Os pontos de venda devem informar adequadamente onde a entrega pode ser feita. Já a indústria de agrotóxicos é responsável pela destinação final das embalagens, seja reciclando, ou incinerando, quando o material está contaminado e não permite a reciclagem.

A Adepará é responsável pelo registro dos agrotóxicos que podem ser usados no Estado, fiscalização do transporte desses produtos, venda e uso no campo, além disso, também faz a educação sanitária, orientando os produtores sobre as práticas corretas na manipulação dos produtos. Esse trabalho é fundamental para garantir o potencial da agricultura paraense e também a segurança alimentar da população.

Ponto de recebimento das embalagens durante a ação:
          Sede do município (Parque de Exposição)
          Vila Belo Monte (Parque de Vaquejada)
          Vila Vitória da Conquista (Parque de Exposição)
          Maracajá (Parque de Exposição)