Hemopa debate Hematologia e Hemoterapia no Pará e no Brasil




Com o objetivo principal de incentivar o ensino e a pesquisa na área do sangue, a Fundação Hemopa realiza, nesta quinta-feira, 16 de agosto, no auditório do Belém Hall, a VII Jornada de Hematologia e Hemoterapia do Pará. A programação, que é voltada a profissionais e estudantes da área da saúde, faz parte das comemorações pelos 40 anos da instituição, celebrados no início deste mês.

Para a doutora em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa do Hemopa, Dra. Renata Hermes, a Hematologia e a Hemoterapia são especialidades muito particulares e, sendo a Fundação Hemopa referência no estado, é de fundamental importância disseminar o conhecimento nessas áreas.

“A programação foi pensada especialmente para atender às demandas dos profissionais que atuam na Hematologia e na Hemoterapia, mas com uma abordagem que demonstre a importância da temática para os estudantes da área da saúde, quem sabe estimulando possíveis futuros profissionais destas áreas”, ressalta.

Além disso, a Jornada também tem um caráter social, já que as inscrições foram realizadas por meio da doação de livros infantis. Todo o material será entregue em dezembro aos pacientes atendidos na Fundação, bem como disponibilizados na brinquedoteca da Gerência de Serviço Social de pacientes da instituição.

Renata explica, ainda, que durante os 40 anos da Fundação Hemopa ocorreram seis edições da Jornada, sendo a última em 2008. “Este ano de comemoração dos 40 anos da Fundação é um momento ideal para retomar as atividades, cuja proposta é realizá-la anualmente a partir de então. Promovendo assim uma ação de ensino na área do sangue tanto para o público interno quanto externo”.

Nas 10 horas de carga horária do evento, serão abordadas diversas temáticas acerca de doenças hematológicas, sempre de forma muito atual. Por isso, a escolha dos palestrantes foi realizada de acordo com a experiência dos mesmos; todos eles possuem, além de habilitação e qualificação, vivência profissional nas áreas.

O Dr. Vagner de Castro é um desses palestrantes. Médico Hematologista e Hemoterapeuta, possui doutorado em Clínica Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutorado em Imunologia Plaquetária pelo Instituto para Transfusão Sanguínea da Universidade de Giessen, na Alemanha.

Ele virá a Belém para ministrar a palestra “Plaquetas: como e quando transfundir?”. “Os eventos voltados à especialidade não são frequentes e também nem sempre acessíveis. Dessa forma, eventos regionais como essa Jornada são fundamentais para permitir a reciclagem dos profissionais, que muitas vezes têm dificuldade de comparecer aos congressos brasileiros da área”, ressalta o Dr. Vagner.

A mestre em Análises Clínicas e autora do livro “Fundamentos da Imuno-hematologia Eritrocitária”, lançado em 2016, Ana Lúcia Girello, também difundirá seus conhecimentos no evento. “Minha palestra pretende dar enfoque às situações de atendimento a requisições de transfusões de concentrados de hemácias onde não há compatibilidade imuno-hematológica possível. Esta situação extrema ocorre com relativa frequência e é sempre um grande desafio para as equipes técnicas e medicas dos serviços”.

Serviço:
No dia 16 de agosto, de 8 às 16, a Fundação Hemopa realiza a VII Jornada de Hematologia e Hemoterapia do Pará, no auditório do Belém Hall, que fica na Rua Antônio Barreto, 1176. A programação completa encontra-se no site www.hemopa.pa.gov.br.