Celpa revitaliza muro de suas subestações com arte grafite




Celpa revitaliza muro de suas subestações com arte grafite

A Celpa iniciou um projeto de revitalização dos muros de suas subestações por meio da arte grafite. A primeira contemplada com a ação foi a subestação que fica localizada no bairro de São Brás, na Travessa Castelo Branco, esquina com a Avenida Governador José Malcher, um movimentado ponto na capital paraense. Cinco artistas ficaram responsáveis por criarem pinturas dentro da temática de segurança com a rede elétrica e economia de energia. O resultado foi um trabalhado arrojado de valorização do espaço e que vem chamando a atenção de quem passa pelo local.

Em pouco mais de uma semana de trabalho, os artistas grafitaram aproximadamente 110 metros de muro. A subestação Independência, como é chamada, também passa por melhorias internas em um processo de ampliação que deve incluir mais dois alimentadores às suas operações até o final deste mês de julho.  Com isso, cerca de 35 mil famílias devem ser beneficiadas com energia de melhor qualidade nos bairros atendidos pela subestação, como Marco, Canudos, São Brás, parte de Nazaré e parte da Pedreira.


De acordo com o diretor da área de Distribuição da Celpa, Chrysthyan Almeida, a inciativa se estenderá muito em breve as outras subestações da empresa. “Nós estamos desenvolvendo trabalhos dentro das subestações para melhorar a qualidade do nosso serviço à população paraense. E avaliamos que também é importante que a parte externa dessas estruturas também sejam valorizadas e contribuam para um visual mais agradável em nossa cidade, por isso chamamos grandes artistas para esse trabalho”, avalia o diretor.


Com 11 anos de experiência no grafite e com participação em vários festivais internacionais, o artista Fábio Graf, um dos responsáveis pela pintura no muro da Celpa, falou da importância da temática desenvolvida na arte. “Houve uma pintura coletiva em que retratamos os perigos relacionados ao furto de energia, quando pessoas que não tem conhecimento técnico mexem na rede elétrica e causam acidentes, como incêndios. É importante utilizar esse painel para alertar a população”, afirma Fábio. Também participaram da pintura os artistas Marcelo Bocão, Nina Ribeiro, Brown e George Luiz.  


O PAPEL DAS SUBESTAÇÕES – A Celpa é uma distribuidora de energia elétrica e no cenário do setor elétrico brasileiro ainda existem as geradoras e as transmissoras. As subestações da Celpa são responsáveis pelo início da distribuição da energia. Funcionam como pontos de entrega de energia para os consumidores, pois antes de chegar às residências, a eletricidade percorre um sistema de transmissão que começa nas usinas e passa por estas subestações. Daí os transformadores farão o aumento ou diminuição de tensão para que a energia se adeque ao consumo dos clientes.