Cerca de 300 agentes fazem a segurança dos brincantes no 2º fim de semana do pré-carnaval



Cerca de 300 agentes farão a segurança dos brincantes neste segundo final de semana de pré-carnaval, 2 e 3 de fevereiro, em Belém. Eles ficarão responsáveis por fiscalizar todo o circuito, além do momento da dispersão, quando as pessoas se deslocam para pontos de táxis e paradas de ônibus.

A partir deste final de semana, haverá o desfile dos blocos com o uso de mini trios elétricos, com saída de som na parte frontal e traseira, após a liminar assinada pela Justiça Federal, que foi contrário o parecer do Iphan.

A novidade e os ajustes finais para o segundo final de semana de folia foram definidos durante reunião na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública realizada nesta quinta-feira (31). Representantes dos moradores do bairro da Cidade também estiveram presentes.

“O esquema de segurança está pronto para os brincantes que queiram se divertir de forma sadia. Os agentes do sistema estarão a postos para poder assegurar um evento sem maiores ocorrências”, ressaltou o coordenador do Núcleo de Planejamento Operacional da Segup e coordenador da Operação Pré-Carnaval 2019, Coronel Alexandre Mascarenhas.

A entrada para o circuito permanecerá pela Dr. Assis com a Avenida Tamandaré e na Praça Frei Caetano Brandão, próximo à igreja da Sé, onde ocorrerá a revista de todos os brincantes que ingressarão no circuito. Ao longo do corredor da folia, cinco pontos de observação acompanharão o movimento e, a qualquer atitude suspeita, agentes serão acionados.

De acordo com o presidente da Liga, que reúne 15 blocos de rua do bairro da Cidade Velha, Fabiano Scherer, a reunião foi positiva e a expectativa é para um final de semana melhor do que o anterior.

“A avaliação da reunião é a melhor possível, dentro do nosso planejamento que já dura meses com a Segup, que sempre foi parceira da liga. Graças a Deus a justiça foi feita através da liminar que foi expedida hoje. O que a Liga quer é que os moradores e a Igreja estejam do nosso lado. Existem diretores da Liga destacados especialmente para acompanhar o volume que está sendo mantido. O trajeto, os horários, a alegria, isso tudo permanece. O que nos vamos acrescentar é o retorno do equipamento sonoro no circuito”, concluiu Fabiano.