Defensoria Pública realiza ação em alusão ao Dia Internacional do Consumidor


Diretor do Procon-PA Nadilson Neves - Foto;Ag.Pará

Nesta sexta-feira (15), o Núcleo de Defesa do Consumidor (NUDECON) da Defensoria Pública do Estado do Pará realizará uma ação em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor. Entrega do Código de Defesa do Consumidor em braile, educação financeira e troca de lâmpadas amarelas por lâmpadas de LED gratuitamente fazem parte da programação. 

Além disso, será uma boa ocasião para fazer conciliações. O Defensor Público Cássio Bitar, à frente do NUDECON e ligado à Associação dos Defensores Públicos do Pará (ADPEP), tem realizado muitas parcerias com instituições a fim de resolver de forma amigável problemas de consumidores que se sentem insatisfeitos ao comprarem um produto ou um serviço. Segundo ele, a resolução extrajudicial de conflitos tem se mostrado bastante eficaz. Entretanto, muita gente ainda não sabe que pode contar com esse tipo de assistência da Defensoria Pública.
  

Programação


8hs – Abertura, no salão do NARE-CENTRAL contará com autoridades convidadas, parceiros e

representantes das empresas que mantém canal linha direta com a DP.

8:10hs – Divulgação da campanha nacional para adesão a plataforma CONSUMIDOR.GOV

8:15hs – Apresentação do DAVI - DEFENSORIA ASSISTENTE VIRTUAL - o assistente virtual do

NUDECON.

8:15hs – Entrega de exemplares do Código de Defesa do Consumidor em braile para

representante da Associação Paraense das Pessoas com Deficiência.

8:30 – Início das conciliações com casos previamente agendados envolvendo energia elétrica

(celpa), água e esgoto(cosanpa), bancos(crefisa) e planos de saúde(unimed)- Estão previstas

mais de 80 sessões de conciliação neste dia.

Além das conciliações também serão oferecidos os seguintes serviços:

1 – Verificação de pressão arterial e nível de açúcar no sangue – enfermeiro cedido pela

UNIMED.

2 – Troca de lâmpadas amarelas por lâmpadas de LED gratuitamente – equipe da CELPA - o

consumidor precisa estar em dia com suas contas e ter o perfil econômico de atendimento na

Defensoria Pública.

3 – Educação Financeira, Análise contábil e orientação sobre economia domestica familiar –

GEFAN –NUDECON – Programa de Atendimento ao Consumidor Superendividado – PACS

4 – Distribuição de material de divulgação – instituições parceiras – PROCON, MP, BACEN

5 – Orientação jurídica em Geral -