Criado há 12 anos no Pará, o Disque
Denúncia é uma ferramenta que coloca à disposição da população um canal
gratuito para denunciar irregularidades, situações ilegais ou repassar
quaisquer informações que ajudem na elucidação de crimes, garantindo o
anonimato do denunciante.
Nos últimos três anos a contribuição da
população tem crescido e gerado resultados positivos no trabalho das policias
no combate à criminalidade, principalmente na Região Metropolitana de Belém. De
2017 a 2019 o Disque Denuncia computou um aumento de mais de 22% de denúncias
válidas, ou seja, que contribuíram para investigações e até para prisão de
envolvidos em delitos.
Foi por meio do trabalho em parceria da
população com a segurança pública que no ano de 2017, na RMB, foram presas 107
pessoas em flagrante, 30 foragidos foram recapturados, 23 adolescentes em
conflito com a lei foram apreendidos, cerca de 5kg de entorpecentes foram
apreendidos, 30 animais em situação de risco ou maus tratos foram resgatados,
17 armas de fogo foram apreendidas e 35 veículos foram recuperados.
No ano passado, também na RMB, as
denúncias tiveram resultado ainda maiores com a prisão em flagrante 119
pessoas, a recaptura de 43 foragidos da justiça, a apreensão de 23 adolescentes
em conflito coma lei, a apreensão de aproximadamente 8kg de entorpecentes, o
regate de 37 animais em situação de risco ou maus tratos, a apreensão de 18
armas de fogo e a recuperação de 33 veículos.
Neste ano, somente no período de janeiro
a maio, as denúncias feitas na Região Metropolitana de Belém já resultaram em
51 pessoas presas em flagrante, 14 foragidos recapturados, 5 adolescentes em
conflito com a lei apreendidos, cerca de 25kg de entorpecente apreendidos, 13
armas de fogo apreendidas e 6 veículos recuperados.
Como funciona – A informação fornecida
pelo denunciante passa por algumas etapas, para que sejam evitados os trotes e
para que o aparato da segurança pública não seja empregado na apuração de
ocorrências falsas. Primeiro, as informações repassadas pelo denunciante são
analisadas pelos atendentes do call center, a partir dessa avaliação, são
geradas como denúncias, que na sequência passam por uma segunda análise, desta
vez pelos coordenadores do disque denúncia, só então tornam-se dossiês, sendo
em seguida entregues para a autoridade policial que vai averiguar no local.
Quanto mais informações são repassadas
sobre o caso relatado, maior as chances de êxito das operações de checagem pela
polícia. Por isso, o canal também conta com um protocolo, no qual os atendentes
buscam extrair o máximo de dados possíveis sobre a denúncia em questão, por
meio de perguntas preestabelecidas, sem que precise ser passada qualquer
informação pessoal do relatante. Ainda que o denunciante não sabia muitos
detalhes sobre a situação, toda informação passada é válida para as
investigações.
Serviço – A Central de Atendimento do
Disque Denúncia, 181, funciona 24h, todos os dias. Por meio dessa ferramenta
são coletadas todas as informações repassadas pelo denunciante, gerando ao
término da ligação um número de protocolo, para que o relatante possa
acompanhar as providências que estão sendo adotas ou posteriormente acrescentar
novas informações.
O serviço 181 desempenha um importante
papel junto à sociedade e aos órgãos da segurança pública, reforçando a
participação social no combate ao crime. As informações coletadas possibilitam
a formação de um banco de dados utilizado na condução e estruturação de
conhecimento, imprescindível para ações preventivas, de investigação e
inteligência.

