O Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Indígena (PPGEEI) realiza a aula inaugural nesta terça-feira, 20 de agosto, no auditório Paulo Freire do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa, localizado na travessa Djalma Dutra, s/n, bairro do Telégrafo. O mestrado é uma parceria entre a Universidade do Estado do Pará (Uepa), a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Foram aprovados no total 18 alunos. As linhas de pesquisa são: Currículo modos de fazer e avaliação em educação escolar indígena e Planejamento e produção de materiais didáticos na escola indígena.
O doutor em Antropologia, Gersem Baniwa, realizará a palestra com o tema Educação escolar indígena na Amazônia: percursos e desafios. O professor Gersem é indígena, pertence a etnia Baniwa.
“Os alunos têm a clareza que eles precisam cada vez mais se especializar. E eles querem uma educação que contemplem as coisas que eles fazem, as coisas que interessam a eles, porque isso significa a manutenção da história, o fortalecimento das identidades indígenas”, disse a coordenadora do PPGEEI, Ana Lídia Nauar.
A coordenadora também ressaltou o objetivo do mestrado. “A proposta do mestrado é que a identidade indígena seja preservada, que essa educação contribua para o fortalecimento dessa identidade, para o reconhecimento dos direitos deles, da cidadania”, contou.