'Pierrot Lunaire', de Schönberg, ganha sua primeira apresentação em Belém




Obra inédita na capital paraense, a composição "Pierrot Lunaire", do austríaco Arnold Schönberg (1874 - 1951), será apresentada na próxima quarta-feira (14), às 20 h, na Igreja de Santo Alexandre. A iniciativa é da maestrina e compositora Cibelle J. Donza, com realização da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa) e Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e integra o Projeto "Música nos Museus".

Com entrada gratuita, o espetáculo terá canto-falado de Marisa Brito; direção cênica de Carlos Vera Cruz; participação dos músicos e professores da Emufpa e de artistas convidados, como Celson Gomes, Ariel Alves, João Marcos Palheta, Cristian Brandão, Rodrigo Santana, Renata Tavernard e Carlos Pires.

Quando estreou em 1912, em Berlim (Alemanha), a obra rompeu com a tradição da escola romântica da música erudita na Europa. Schönberg almejava desenvolver uma nova linguagem musical, para além dos princípios da tonalidade. Na capital paraense, a maestrina, também inspirada pelo desejo de propor ao público novas experiências, apostou na realização da peça, composta por 21 poemas escritos em francês pelo belga Albert Giraud, traduzidos para o alemão por Otto Erich Hartleben.

Cibelle Donza explica que, apesar da ampla produção artística existente em Belém, a cidade tende a ser mais tradicional quando o assunto é música de concerto e, geralmente, quando se fala de "música erudita do século XX" é comum perceber que a compreensão desse tipo de sonoridade não está bem estabelecida. Por isso, ela criou um projeto de extensão na UFPA denominado "Ateliê Contemporâneo", com o objetivo de abrir espaço para montagens e difusão desse tipo de repertório, além de oferecer meios e ferramentas para facilitar o entendimento e contribuir para uma melhor aproveitamento das obras.

"O 'Pierrot Lunaire' será a primeira experiência dentro desse projeto. É importantíssimo nos lançarmos corajosamente em montagens de grandes obras na cidade. Além do valor artístico, vejo nisso uma importância educacional. A experiência de apreciação da montagem ao vivo virá acompanhada da exibição de um vídeo inicial, falando um pouco sobre a composição e suas características, para direcionar o modo de ouvir e fomentar uma ampliação da percepção do colorido da obra", explica a maestrina. A ação integra o Programa Cultura por Todo o Pará, e visa popularizar e difundir a música de concerto para a comunidade.

Serviço: Projeto "Música nos Museus", com apresentação da obra "Pierrot Lunaire", do austríaco Arnold Schönberg, pela maestrina Cibelle Donza. Quarta-feira (14), às 20 h, na Igreja de Santo Alexandre/Museu de Arte Sacra. A entrada é franca. Mais informações: (91) 4009-8664.