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Crédito: Leandro Santana / Ascom PCPA |
A Polícia Civil do Pará continuará
disponibilizando, durante o período do lockdown, em Belém, cinco unidades
policiais para atendimento ao público, com plantões noturnos e funcionamento em
feriados e finais de semana.
As Seccionais da Cremação, Sacramenta,
Cidade Nova, Icoaraci e Marituba funcionarão como central de atendimento da
seguinte forma:
- Ceat Cremação conta com apoio dos
servidores e recebe as demandas das unidades de São Brás, Jurunas, Comércio,
Guamá, Terra Firme e Guamá;
- Ceat da Sacramenta absorve os
servidores e as demandas das unidades da Marambaia, Benguí, Cabanagem, Atalaia,
Pedreira e Sacramenta;
- Central de Icoaraci conta com os
servidores e as demandas das unidades de Icoaraci, Tapanã, Tenoné e Outeiro;
- Ceat Cidade Nova abrange os servidores
e as demandas das unidades da Cidade Nova, Ananindeua, Icuí-Guajará, Guanabara,
Júlia Seffer, Aurá, Jaderlândia, Distrito Industrial e Paar,
- Ceat Marituba atende as demandas das
unidades de Marituba, Decouville e Aurá.
A Seccional de Mosqueiro (distrito de
Belém) continuará com plantão normal de 24h, sem qualquer alteração. As
Delegacias de Santa Bárbara do Pará, Benevides e do distrito de Murinim continuarão
com atendimento apenas no expediente normal. Nos plantões, a população deve
procurar a Central de Atendimentos de Marituba.
"A Polícia Civil irá intensificar
as ações que vem realizando diuturnamente no Estado, agora, para fiel
cumprimento do decreto emanado pelo Governo do Pará nesse período de lockdown.
Faremos ações preventivas e repressivas e reforçaremos as nossas unidades para,
em sendo necessário, lavrar os procedimentos legais em desfavor daqueles que
não cumprirem o decreto governamental" - delegado-geral Alberto Teixeira.
Normalidade - No interior, as
seccionais, delegacias e unidades especializadas funcionarão normalmente, assim
como as unidades da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis: Divisão de
Atendimento ao Adolescente (Data), Divisão Especializada no Atendimento à
Mulher (Deam), Delegacia de Proteção ao Idoso (Dpid), Delegacia de Combate aos
Crimes Discriminatórios e Homofóbicos (DCCDH), Delegacia Especializada no
Atendimento à Criança e ao Adolescente (Deaca), Delegacia de Proteção à Criança
e ao Adolescente (DPCA) e Serviço de Identificação e Localização de Crianças e
Adolescentes Desaparecidos (Silcade).
As unidades da Diretoria de Polícia
Especializada (DPE) também seguem o atendimento normal - Diretoria de Polícia
Administrativa (DPA), Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal
(Demapa), Divisão e Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), Divisão de Repressão ao
Crime Organizado (DRCO), Divisão de Investigação e Operações Especiais (Dioe),
Divisão de Homicídios/Divisão de Homicídios Agentes Públicos, Divisão Estadual
de Narcóticos (Denarc), Delegacia de Homicídios Metropolitana (DHM) e Delegacia
de Homicídios Icoaraci (DHI).
"Vale ressaltar que os atendimentos
presenciais nas delegacias estão sendo realizados somente em caso de flagrante
ou quando o acusado é conduzido, envolvendo os seguintes crimes: homicídio,
latrocínio e remoção de cadáver; lesão corporal; violência doméstica e contra
crianças e adolescentes; crimes contra a dignidade sexual, entre os quais o estupro;
sequestro e cárcere privado; roubos em geral e situações que possam ocorrer o
perecimento da prova, mediante prévia análise do delegado de polícia",
acrescentou Teixeira.
Delegacia Virtual - Os usuários podem
registrar o boletim de ocorrência direto pelo telefone no site da Delegacia
Virtual. O portal também dispõe da 2ª via do boletim de ocorrência, que tem a
mesma validade de um B.O. feito na delegacia de forma presencial. Para fazer o
registro virtual é necessário acessar e preencher o formulário na página
eletrônica.
A população pode registrar as seguintes
ocorrências: acidente de trânsito sem vítima; ameaça; calúnia; crimes contra as
relações de consumo; difamação; estelionato; falsa identidade; falso alarme;
furto; injúria; invasão de dispositivo informático; perda/extravio de documento
ou objeto; perturbação da tranquilidade e roubo.
Emissão de RG - O agendamento para
emissão do registro de identidade atenderá aos casos restritivos e emergências
(cirurgias, internações, viagens, benefícios INSS, seguro desemprego e afins)
devidamente comprovados, de modo a diminuir as possibilidades de contágio da
Covid-19. Serão realizados 30 atendimentos por dia com hora marcada no período
de 8h ás 12h.
O agendamento deve ser feito por meio do
site da Polícia Civil. Vale ressaltar que será necessária a comprovação da
necessidade do atendimento para todos os usuários agendados. A emissão de RG só
está disponível no Posto de Identificação localizado na sede da Delegacia
Geral, em Belém, localizado na avenida Magalhães Barata, bairro Nazaré.