Neste domingo (24), mais de 2,6 milhões estudantes em todo o País, com exceção dos candidatos do estado do Amazonas, são esperados no segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Quem compareceu no domingo passado (17), se prepara agora para a próxima fase do exame, que terá 45 questões de Matemática e 45 questões de Ciências da Natureza, em 5h de duração.
Nesta edição, além da tradicional prova impressa, o principal processo avaliativo para o ingresso dos estudantes brasileiros no Ensino Superior, também poderá ser feito de maneira online, através do Enem Digital. Este será o primeiro ano da nova modalidade do exame, marcada para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.
Com o intuito de ajudar os mais de 166 mil estudantes paraenses que encaram os momentos finais da versão impressa do exame, professores da rede estadual de ensino, especialistas em Enem, deram dicas importantes e pontuaram os principais assuntos que os participantes devem atentar neste segundo dia de provas.
MATEMÁTICA NO ENEM
A matriz curricular referencial de Matemática, no exame, apresenta sete competências que contém 30 habilidades. De modo geral, cada competência é avaliada por um bloco de itens de teste, com o intuito de verificar o nível de proficiência (conhecimento) dos estudantes.
Durante a resolução das questões de Matemática, é essencial acertar as consideradas mais fáceis pelo participante. Como algumas habilidades são avaliadas por dois itens, é desejável que o participante acerte as duas questões para aumentar sua nota, por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia utilizada para corrigir a prova.
De acordo com o
professor de Matemática, George Christ, é comum que o Enem solicite cálculos
longos e com base nisso, há duas formas de contornar esse problema. A primeira
consiste em preparar os cálculos e deixar para resolvê-los apenas ao final,
pois isso aumenta as chances de simplificar as questões, obtendo números
menores, que facilitam as resoluções dos problemas por sua vez.
"Geralmente, as alternativas indicam quando é possível usar essas estratégias, uma vez que há opções com valores muito diferentes entre si, que sinalizam quando não é necessário cálculos muito precisos. Também é sempre bom lembrar que um mesmo item pode ser resolvido em muitas ocasiões de maneiras diferentes, então é prudente que o estudante investigue o caminho mais rápido e, portanto, com menos cálculos inicialmente", explicou o educador.
Segundo o especialista, muitos alunos que vão relativamente bem nas questões problemas, tendem a ir mal nos itens de argumentação e avaliação de propostas de intervenção. "É importante tomar cuidado com as habilidades de argumentação e avaliação de propostas de intervenção, que geralmente compõem de 30% a 40% das questões de Matemática no exame", enfatizou George Christ.
Operações com números
reais, valor posicional, ordem de grandeza, princípios de contagem,
porcentagem, áreas de figuras planas, volume de figuras espaciais, triângulos,
conversão de unidades de medida, razões especiais (escala, velocidade média
etc.), regras de três, grandezas proporcionais, análise de dados em tabelas e
gráficos, medidas de tendência central e de dispersão, além de probabilidade,
são alguns dos conteúdos de aprendizagem que o Enem avalia em Matemática.
Os professores
salientam que é importante que o aluno tenha tido uma base curricular completa
para ter um bom desempenho na prova. O professor da rede estadual ,Thomas
Jefferson, disse que os alunos devem atentar para os assuntos mencionados
inicialmente.
- Abertura dos portões: 11h30 (horário de Brasília).
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas:
13h30