Prefeitura inicia a vacinação nas unidades de saúde de Belém

  


A Prefeitura Municpal de Belém, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), deu início nesta quarta-feira (20), ao plano de imunização dos profissionais de saúde, começando pelo Hospital Dom Vicente Zico, referência no tratamento da Covid-19 na capital paraense. 

Três profissionais da rede municipal de saúde receberam a primeira dose da vacina CoronaVac. Simultaneamente, os do Pronto-Socorro Municipal Mário Pinotti foram vacinados. O plano de imunização se estende ao longo da semana à Fundação Santa Casa do Pará e demais hospitais e Unidades Municipais de Saúde. 

Durante a cerimônia de abertura, o prefeito Edmilson Rodrigues e o Secretário Municipal de Saúde, Maurício Bezerra, destacaram que a prefeitura de Belém recebeu do Ministério da Saúde (MS), através da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa), 19.838 doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantã de São Paulo, para a operacionalização de imunização na capital. 

O prefeito lembrou que após os profissionais de saúde serem vacinados, a segunda etapa será a imunização dos idosos. “Nós vamos naturalmente dar prioridade a quem tem mais de 80 anos. Mas depois entra a faixa etária dos que têm a partir de 60 anos, especialmente quem tem as chamadas comorbidades”, esclareceu Edmilson Rodrigues. 

A vacinação dos três servidores do HPSM foi uma forma de homenagear as pessoas que estão na linha de frente no combate ao coronavírus. “São pessoas que se arriscam no dia a dia, que têm idade avançada e portadoras de comorbidades, mas que não abriram mão da sua responsabilidade para tratar as pessoas do nosso município. Nós nos orgulhamos muito de tê-los em nosso grupo”, enfatizou o secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra.

 A enfermeira, Jucineide Santos da Silva Rodrigues, de 54 anos, é servidora da Sesma há 19 anos e foi a primeira vacinada. Emocionada, ela explica a importância do início da imunização na capital. “É muito importante o exemplo que estou dando para as pessoas aceitarem receber a vacina. Agradeço as autoridades que trouxeram a vacina até aqui. Sou muito grata por isso”, declarou Jucineide. 

A profissional do Hospital Dom Vicente Zico Eliete Maria, 58 anos, foi a segunda vacinada em Belém. A servidora está na linha frente desde o início da pandemia.  "Estou muito emocionada, desde o início no hospital vi milhares de pessoas morrerem. Graças a Deus chegou a vacina e não só eu como os meus colegas serão imunizados", afirmou. 

O terceiro profissional de saúde municipal a ser vacinado foi José Raimundo Marques da Silva, 53 anos, funcionário há 20 anos na Sesma. 

Além do prefeito e secretário municipal de Saúde, a cerimônia oficial de início da vacinação em Belém, contou a coordenadora de Imunizações do Município de Belém, Nazaré Ataíde; o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Cláudio Salgado.