A Defensoria Pública do Estado do Pará, através do Núcleo de Prevenção e Enfrentamento à Violência de Gênero (Nugen), instala, nesta quinta-feira, dia 05 de agosto, o “Centro Educativo Eles Por Elas”, primeiro centro educativo da região norte voltado ao atendimento de homens em situação de violência de gênero.
“Eu estou no meu 14º encontro do grupo. Os encontros são muito proveitosos, nós participamos de debates, recebemos orientação e aprendemos a trabalhar mais o diálogo e as relações familiares”, comentou Rodrigo Oliveira da Silva, participante do programa.
Para a defensora Larissa Machado, coordenadora do Nugen, a inauguração do Centro é um grande passo para a Defensoria. “Dessa forma nós aplicamos na íntegra o que a Lei Maria da Penha prevê, atuando não só na área da repressão, mas fazendo um trabalho extenso na área da educação. Nesse sentido, trabalhamos a consciência desses homens sobre a importância da valorização da mulher e de eliminar, de uma vez por todas, a questão da masculinidade tóxica,” afirma a defensora.
Uma das atividades realizadas pelo centro é o programa “Reincidência Zero”, que em 2021 completou dez anos de atuação. No programa, os homens acusados de violência ou que solicitaram a participação voluntária, participam de grupos de reflexão, visando modificar comportamentos geradores de violência.
“Nos encontros do grupo os assistidos passam por um processo de reflexão sobre o que é ser homem, qual o papel deles enquanto homens e o que é uma masculinidade saudável. A partir da reconstrução dessa identidade masculina, eles passam a ter novas posturas frente à mulher e frente a eles próprios,” explicou a psicóloga do Nugen, Rosana Lemos Faraon.
Sobre a Defensoria Pública do Pará
A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente destinada a garantir assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos.