Defensoria Pública do Estado do Pará instala o Centro Educativo Eles Por Elas


A Defensoria Pública do Estado do Pará, através do Núcleo de Prevenção e Enfrentamento à Violência de Gênero (Nugen), instala, nesta quinta-feira, dia 05 de agosto, o “Centro Educativo Eles Por Elas”, primeiro centro educativo da região norte voltado ao atendimento de homens em situação de violência de gênero. 

 O artigo 35 da Lei Maria da Penha, prevê a criação de centros educativos para intervenção junto ao homem envolvido em situação de violência de gênero. O projeto tem como objetivo a construção de uma masculinidade saudável e positiva, além de construir uma sociedade igualitária de direitos e segura para as mulheres.  

“Eu estou no meu 14º encontro do grupo. Os encontros são muito proveitosos, nós participamos de debates, recebemos orientação e aprendemos a trabalhar mais o diálogo e as relações familiares”, comentou Rodrigo Oliveira da Silva, participante do programa. 

Para a defensora Larissa Machado, coordenadora do Nugen, a inauguração do Centro é um grande passo para a Defensoria. “Dessa forma nós aplicamos na íntegra o que a Lei Maria da Penha prevê, atuando não só na área da repressão, mas fazendo um trabalho extenso na área da educação. Nesse sentido, trabalhamos a consciência desses homens sobre a importância da valorização da mulher e de eliminar, de uma vez por todas, a questão da masculinidade tóxica,” afirma a defensora. 

Uma das atividades realizadas pelo centro é o programa “Reincidência Zero”, que em 2021 completou dez anos de atuação. No programa, os homens acusados de violência ou que solicitaram a participação voluntária, participam de grupos de reflexão, visando modificar comportamentos geradores de violência. 

“Nos encontros do grupo os assistidos passam por um processo de reflexão sobre o que é ser homem, qual o papel deles enquanto homens e o que é uma masculinidade saudável. A partir da reconstrução dessa identidade masculina, eles passam a ter novas posturas frente à mulher e frente a eles próprios,” explicou a psicóloga do Nugen, Rosana Lemos Faraon. 

Sobre a Defensoria Pública do Pará 

A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente destinada a garantir assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos.