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Crédito: Bruno Cecim / Ag.Pará |
Instituído para ser um canal de denúncia
anônima da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), o
Disque-Denúncia tem sido uma importante ferramenta do sistema para investigação
e elucidação de diversos crimes, sendo fundamental para o trabalho integrado
dos órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública do Estado (Sieds).
Em 2021, foram recebidas 190.211
denúncias, de janeiro a dezembro no Pará, segundo o último balanço do Disque
Denúncia. A marca representa um aumento de 3,2% em relação ao mesmo período do
ano passado, quando foram registradas 184.161 denúncias. Com várias formas de
acionamento por parte da sociedade, a principal delas ainda é pelo telefone 181
com 157.124 ligações, o que representa 82,6% das denúncias realizadas.
O Disque Denúncia é um canal disponível
à população que pode e deve fornecer informações sobre crimes iminentes e sobre
ocorrências ilegais já consumadas. Para o secretário da Segup em exercício,
coronel Alexandre Mascarenhas, o órgão representa um elo entre a sociedade e o
sistema público de segurança.
"O Disque Denúncia é um dos canais
oficiais de denúncia e como tal tem sido uma ferramenta primordial para a elucidação
de alguns crimes e no combate à criminalidade e o cometimento de infrações em
geral", avalia o secretário. Qualquer cidadão com informação que possa
contribuir para esclarecer crimes deve colaborar com a polícia.
Canais - O Pará é um dos poucos estados
do Brasil a ter 4 sistemas integrados para o cidadão se comunicar diretamente
com a segurança pública. Além do número 181, existe também o WhatsApp, atendido
pela atendente virtual, Iara (Inteligência Artificial Rápido e Anônimo), que é
a versão on-line do serviço eletrônico, além do ChatBot e o Formulário Web.
Apesar de o WhatsApp ser a segunda via
de acionamento mais utilizada para realizar denúncias, é também o que vem
apresentando uma ascensão em relação aos demais. Em 2021, de janeiro a dezembro,
foram 30.952 chamadas, um aumento de 65,1% em relação ao ano passado. Na
avaliação do secretário da Segup, a maior utilização por parte da população
deve-se à confiança que as pessoas possuem no sistema.
"Nesses últimos anos temos
aumentado a participação da sociedade, inclusive com a integração na ferramenta
digital do Whatsapp para fazer as denúncias porque esta ferramenta permite que
sejam colocadas fotos georreferenciadas com o local da infração. Isso dá mais
segurança e confiabilidade para o denunciante e também propicia dados mais
apurados para o sistema investigar e debelar o crime que está sendo
cometido", pontua Mascarenhas.
Além do 181 e do Whatsapp, a Segup
disponibiliza ainda o campo do chatbot (bate-papo), na parte inferior de todos
os sites dos órgãos da área de segurança pública do Pará, como o da própria
Segup, polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros. Há também a oferta de
formulário on-line para o recebimento de denúncias no site segup.pa.gov.br.
Após o recebimento das informações e o preenchimento de protocolo, as denúncias
são destinadas aos órgãos competentes. Em todos os casos, é garantido o sigilo
e o anonimato do cidadão.
Maiores ocorrências
De acordo com o último levantamento do
disque denúncia, as três maiores ocorrências feitas em 2021 são: tráfico de
entorpecentes (7.516), poluição sonora (4.284) e desobediência ao decreto
Covid-19 (3.397).
Através das denúncias realizadas pela
sociedade é possível identificar os crimes e sua procedência, o que permite o
levantamento e medidas de prevenção. "O sistema agradece a participação da
população que contribui para a investigação da Polícia Civil e para o
policiamento ostensivo da Polícia Militar, distribuído nos bairros, de acordo
com denúncias da sociedade", finaliza o secretário Mascarenhas.
*Texto de André Macedo