Carne bovina apresenta alta de preço na capital

  


O preço da carne bovina comercializada nos açougues, supermercados e mercados municipais de Belém apresentou no mês de agosto elevação de 2,87%, chegando a custar em média R$ 27,62 o quilo. A pesquisa sobre a trajetória do preço do produto foi apresentada nesta terça-feira, 22, pela Secretaria Municipal de Economia (Secon) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos no Pará (Dieese Pará).

“A alta de preço da carne, dentre outros motivos, é reflexo também do aumento generalizado na cesta básica em todo país. O fenômeno pós-pandemia ainda busca a estabilidade no mercado nacional e também internacional”, explicou o secretário municipal economia, Rosivaldo Batista.

Segundo o supervisor técnico do Dieese Pará, Roberto Sena, “o paraense tem o consumo médio mensal de 4,5 quilos de carne bovina, o que daria um total de R$ 124,29 por pessoa no mês pesquisado, valor significativo para o bolso do consumidor”, destacou o economista.

Segundo o estudo da Secon e do Dieese Pará, apesar do recuo médio de 2,13% nos últimos oito meses do ano - de janeiro a agosto de 2020 -, houve um aumento expressivo na análise dos 12 meses - de agosto de 2019 a agosto de 2020 -, alcançando cerca de 33%, contra uma inflação de 2,94% para o mesmo período. Secon e Dieese avaliaram a trajetória de preços das carnes tipo coxão mole, chã, cabeça de lombo e paulista.