Foto: Comando Nacional do Transporte |
O crescente aumento no índice de
roubos colocou as estradas brasileiras no mapa mundial das áreas de risco para
transporte de carga. Segundo
levantamento feito pelo JCC Cargo Watchlist, os trechos das rodovias BR-116
(Curitiba – São Paulo e Rio de Janeiro – São Paulo); SP-330 (Uberaba – Porto de
Santos) e BR-050 (Brasília – Santos) são consideradas áreas com risco muito
alto para a ocorrência de roubo de cargas.
O JCC Cargo Watchlist é um relatório mensal elaborado pela Joint Cargo
Commitee, um comitê misto formado por representantes da área de avaliação de
risco do mercado segurador de Londres (Inglaterra). Esse relatório monitora o
risco para cargas transportadas, seja por via aérea, marítima ou terrestre em
várias partes do mundo. Numa lista com classificações indicativas por cor, os
países são avaliados em sete graus diferentes de risco, que vão numa escala de
baixo à extremo risco. A lista considera riscos como guerras, greves, pirataria
e roubo de carga. Apesar de não sofrer com os fatores de risco ligados à
guerras; as estradas brasileiras receberam pontuação 3,4, que as classifica com
risco muito alto para ocorrências de roubo de carga. A classificação ficou
semelhante à recebida pelo México, que ficou com pontuação 3,6 e a mesma
classificação (risco muito alto).
Prevenção
Os prejuízos com o roubo de carga
para a economia brasileira são inestimáveis, mas substanciais, já que, com as
ocorrências, são impactados, não só o setor logístico, mas várias cadeias
produtivas, além do segmento de segurança pública.
Por conta disso, várias soluções
tecnológicas e estratégias estabelecidas por especialistas em gerenciamento de
risco são implementas para cada carga embarcada. “O gerenciamento de risco, quando bem
realizado, pode ser crucial para que o transporte da carga aconteça de forma
segura, eficaz e sem custos excessivos ou não previstos. Isso faz toda a
diferença para a eficiência e saúde financeira da operação”, afirma Adailton
Dias, Diretor da área de Transportes da Sompo Seguros.
A companhia presta consultoria no
gerenciamento de riscos de transportes de carga para os segurados. Para cada
embarque é traçada uma estratégia que inclui ferramentas utilizadas, rotas,
horários e qualquer outro recurso que possa ser lançado mão para contribuir que
a carga chegue ao seu destino. A equipe da companhia trabalha somente com os
recursos necessários, pensando em cada situação. Isso evita que sejam
utilizados recursos além do ideal, o que poderia gerar um investimento
desnecessário; quando aquém do adequado, o que iria aumentar o risco e a
vulnerabilidade para a carga e o motorista.
“Afinal, transportar uma carga de equipamentos eletrônicos no Interior
de São Paulo é diferente de uma carga de medicamentos na Região Sul e
igualmente diferente de uma carga de grãos na Região Centro Oeste”, considera
Dias.
Incidência
Segundo levantamento da
NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística),
houve 19.250 registros de roubos de carga em 2015 no Brasil, índice 10%
superior aos 17.500 registrados em 2014.
O número de casos e o prejuízo contabilizado pelos transportadores foram
recordes. O dano, somente com as mercadorias perdidas, soma R$ 1,12 bilhão.
O Sudeste do país concentra 85,7%
dos casos. O prejuízo estimado, na região, passa dos R$ 775 milhões. O estado
de São Paulo é que lidera a lista, contabilizando 44,1% das ocorrências. Em
seguida, vem Rio de Janeiro, que respondeu por 37,5% dos ataques criminosos.
Entre os produtos mais visados
estão alimentícios, cigarros, eletroeletrônicos, farmacêuticos, químicos,
têxteis e confecções, autopeças e combustíveis. O levantamento indica, ainda,
queda no roubo de metalúrgicos e aumento no de bebidas, especialmente no Rio de
Janeiro. “Também temos percebido um aumento substancial na interceptação de
cargas de produtos de higiene pessoal e limpeza. Em algumas regiões, o roubo de
carga de gêneros alimentícios já supera outras categorias antes mais buscadas
pelas quadrilhas”, acrescenta Dias.
Sobre a SOMPO Seguros S.A.
A Sompo Seguros S.A. é uma
empresa do Grupo Sompo Holdings, um dos maiores grupos seguradores do Japão e
do mundo. Resultado da integração das operações da Marítima Seguros, companhia
fundada em Santos em 1943, e da Yasuda Seguros, que está no Brasil desde 1959;
a companhia atua nas áreas de Seguros Corporativos (Auto Frotas, Transportes,
Vida em Grupo, Acidentes Pessoais Coletivo, Empresariais Segmentados, Riscos
Diversos, entre vários outros) e Pessoais (Auto, Residencial e Acidentes
Pessoais); bem como na área de Seguro Saúde. Atualmente a empresa conta com
filiais em todas as regiões brasileiras.
O Grupo Sompo Holdings tem sua
origem no Japão, atua há 128 anos no mercado de seguros e hoje conta com
subsidiárias nos cinco continentes. No Japão, disponibiliza uma vasta gama de
seguros nas áreas de Ramos Elementares, Vida e Acidentes Pessoais, além de outros
produtos financeiros e serviços a fim de propiciar incremento na segurança,
saúde e bem-estar dos clientes.