Celpa inaugura posto do Ecocelpa no Guamá

Nesta quarta-feira, dia 28, a Celpa fará a inauguração de mais um posto fixo do Ecocelpa na capital paraense. Desta vez, os moradores do bairro do Guamá poderão contribuir com a preservação do meio ambiente com a coleta seletiva de resíduos. O projeto também concede descontos na conta de energia elétrica por meio da troca de material reciclável. O novo ponto de coleta funcionará no Lar Fabiano de Cristo, que fica localizado na rua Barão de Igarapé Miri, número 527. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira de 08h às 12h e 14h às 17h, e aos sábados das 08h às 12h.

O Ecocelpa já soma nove postos na Região Metropolitana de Belém. Os outros locais de coleta de resíduos funcionam de maneira fixa na sede da empresa, na Avenida Augusto Montenegro, em um shopping também na Avenida Augusto Montenegro, na Paróquia Divino Espirito Santo, em Ananindeua e na Travessa Cônego Leitão (em frente à Praça do Estrela) em Castanhal. Os postos volantes, que funcionam em datas específicas da semana, estão na Praça Matriz de Ananindeua, no Largo do Santuário de Fátima, no bairro de Fátima e no bairro da Pedreira, próximo a Aldeia Cabana.

De acordo com o líder da área de Eficiência e Inovação da Celpa e um dos responsáveis pelo projeto, Hugo Cardoso, a ida de um posto para o Guamá atende a um grande anseio da população. “É uma grande iniciativa que visa ajudar os moradores do bairro a fazer a coleta seletiva de resíduos e ainda garantir descontos na conta de energia. A exemplo dos outros postos que temos pela cidade, também esperamos ter bastante sucesso no bairro e contribuir com os moradores na missão de ajudar o meio ambiente com o consumo consciente e eficiente”, diz Hugo.

RECICLAGEM – Em atividade há quase dois anos, o Ecocelpa já conseguiu coletar cerca de 1.606,40 toneladas de resíduos recicláveis em todos os oito postos já em funcionamento. Essa quantidade significa 4.539,43 toneladas capturadas de gás carbônico, substância altamente nociva ao meio ambiente. Essa contagem também representa uma economia de 7.663 MWh (megawatt), em se tratando de energia elétrica, pois para cada tipo de material reciclado, tem-se uma economia energética, devido ao seu reprocessamento e a não retirada direta das matérias primas na natureza.

Veja os resíduos que podem ser trocados:

Plásticos: garrafas pet, embalagens de produtos de limpeza, de massas, potes de manteiga e margarina, baldes e bacias, entre outros similares

Metais: latas de alimentos, refrigerantes, cervejas, panelas, sucatas de ferro

Papel: jornais e revistas, papel comum, livros, papelão

Tetra Pack: caixas de leite ou sucos, caixinhas de molhos ou achocolatados

Resíduos orgânicos: óleo de cozinha usado

Horários novos postos:

- Posto Guamá: Lar Fabiano de Cristo, que fica localizado na rua Barão de Igarapé Miri, número 527. Funciona de segunda a sexta, de 08h às 12h e 14h às 17h, e aos sábados das 08h às 12h.
Horário e locais de coleta dos demais postos:

- Posto Castanhal, na Travessa Cônego Leitão, em frente à Praça da Estrela. Funciona de segunda a sexta, de 08h às 12h e 14h às 17h, e aos sábados das 08h às 12h.

– Sede da Celpa, localizado na rodovia Augusto Montenegro, km 8,5. Funciona de segunda a sexta, de 07h30 às 11h30 e 13h30 às 17h, e aos sábados das 08h às 12h.

– Posto em Ananindeua, na Paróquia do Divino Espirito Santo, situado Avenida Arterial 18, no conjunto Cidade Nova IV.  Funciona de segunda a sexta, de 08h às 12h e 14h às 17h, e aos sábados das 08h às 12h.

– Largo do Santuário de Fátima, funciona às quartas, de 08h às 12h e 14h às 17h e aos sábados das 08h às 12h
– Parque Shopping Belém na rodovia Augusto Montenegro, km 4,5, funciona de segunda a sexta, de 10h às 18h, e aos sábados das 10h às 14h.

- Posto volante em Ananindeua, a princípio funciona às segundas-feiras na Praça Matriz de Ananindeua, no pátio da Igreja Nossa Senhora das Graças. De 8h às 12h e de 13h às 17h.

- Posto volante no bairro da Pedreira, o funcionamento é às terças-feiras, de 8h às 12h e 14h ás 17h, na Avenida Pedro Miranda, na esquina com a Travessa Pirajá.

- Posto volante em Icoaraci, o funcionamento é às sextas-feiras, de 8h às 12h e 14h ás 17h, na Rua Souza Franco – Esquina da Travessa Júlio Maria.