Sefin lança Programa de Regularização Incentivada



Mais uma edição da Semana da Conciliação será realizada neste mês de março. As audiências começam nesta segunda-feira, 6, e seguem até o dia 17 de março, na 1ª Vara de Execução Fiscal. Já no período de 20 a 31 de março, será a vez da 2ª Vara de Execução Fiscal participar das atividades. As audiências de conciliação serão realizadas de 8h às 14h, no Fórum Cível de Belém, 3º andar, Salão “Rui Barbosa”. O atendimento será realizado por ordem de chegada, sendo limitado por senha.

Os contribuintes que negociarem suas dívidas receberão os benefícios do decreto municipal, que instituiu o Programa de Regularização Incentivada (PRI). Esse último concede incentivo fiscal aos contribuintes no mês de março do exercício fiscal de 2017, com descontos sobre juros de mora, multas de mora e multa penal para pagamento de débitos tributários de impostos municipais.

Assim, o contribuinte terá a oportunidade de efetuar o pagamento do débito tributário à vista ou parcelado, em até 120 parcelas mensais, conforme previsão legal, com redução de até 90% no valor da multa e dos juros, desde que esteja em dia com o pagamento da parcela do IPTU do exercício de 2017.

Durante a Semana da Conciliação, cidadãos e empresas poderão negociar seus débitos com a Prefeitura Municipal de Belém. Todos os tributos, incluindo Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Taxa de Localização e Funcionamento (TLPL), e Imposto sobre Serviços de qualquer Natureza (ISSQN) estão incluídos.

Para audiências de conciliação de IPTU, o executado ou o atual responsável tributário (proprietário ou ocupante do imóvel), deve apresentar cópia dos documentos de identificação (Identidade e CPF), além de comprovante de propriedade do imóvel ou comprovante de residência em seu próprio nome, caso não seja o executado. Deverá apresentar, também, certidão de óbito e nomeação como inventariante, caso seja herdeiro do executado falecido.

No caso de empresa, deverá ser apresentado carteira de identidade e CPF do executado (Pessoa Física) ou seu representante legal (Pessoa Jurídica), atos de constituição da sociedade (Contrato Social e CNPJ), e Carta de Preposto (Pessoa Jurídica).

Segundo a juíza Kédima Lyra, juíza da 1ª Vara da Execução Fiscal e coordenadora da Semana de Conciliação Fiscal Municipal, a ação tem por objetivo fortalecer a cultura da paz e do diálogo entre as partes, visando a rapidez e eficiência da prestação jurisdicional, a regularização da situação fiscal do contribuinte, a recuperação do crédito público pelo Município e a diminuição do acervo processual nas Varas.

A Semana terá participação de conciliadores, técnicos da SEFIN e servidores do Judiciário, além de contar com a presença dos executados e dos Procuradores do Município.

Projeto  - O projeto “Semana da Conciliação em Execução Fiscal”, da 1ª Vara de Execução Fiscal da Comarca de Belém, foi criado em Junho/2013, e recebeu o prêmio “Conciliar é Legal”, conferido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Junho/2014, em Brasília.

Diante dos resultados positivos, o projeto foi institucionalizado pela Presidência do Tribunal de Justiça por meio da Portaria Nº 4306/2013-GP, de 29 de outubro de 2013.

Nas cinco edições da Semana, a 1ª Vara contabilizou mais de 4.700 acordos. Já a 2ª Vara começou a participar do projeto no final de 2015, contabilizando desde então 441 acordos.