Agentes de Saúde vão visitar 10 mil casas para vacinar cães e gatos contra a raiva



Para prevenir a transmissão do vírus da raiva em animais, a partir desta terça-feira, 09, agentes de saúde do município vão percorrer cerca de 10 mil casas para vacinação de cães e gatos, incluindo os imunizados em campanhas anteriores, contra a raiva animal. Os domicílios ficam em partes dos bairros do Marco, Pedreira, Cúrio Utinga e Souza. Na última semana, a Secretatia Municipal de Saúde teve a confirmação de que um morcego onívoro, resgatado em uma residência na Avenida Dr. Freitas (entre Av. Almirante Barroso e Duque de Caxias), estava infectado com o vírus da raiva. “Uma vez que foi encontrado um animal infectado, a vigilância tem que ser atuante imediatamente e bloquear o foco. Por isso, estudamos a área e atuaremos em um raio de 10 quarteirões da residência que foi encontrado o morcego”, explicou o médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses, Roberto Brito.

Outras providências também estão sendo adotadas pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devs), entre elas, a captura de morcegos em áreas especificas, ações educativas com distribuição de panfletos educativos com informações específicas de prevenção e controle. Durante a visitação nas casas, será realizada a investigação de pessoas que podem ter sido atacadas por animais.

A raiva é uma enfermidade de ação no sistema nervoso central. Geralmente os animais infectados sentem dificuldades para engolir, têm salivação abundante, mudança de comportamento, mudança de hábitos alimentares e paralisia das patas traseiras. Já nos humanos há alterações na sensibilidade, queimação, formigamento e dor no local da mordedura.

Belém estava há mais de 10 anos sem notificação de raiva animal, no entanto em todo este período a Sesma continuou promovendo ações efetivas de prevenção à doença. “A nossa principal parceria de continuar livre do vírus da raiva em Belém é a sociedade. Nós precisamos que, quando alguém encontrar algum animal com sintomas da doença, ligue para o CCZ e assim a situação seja investigada”, ressaltou Leila Flores, diretora do Devs.

O CCZ fica localizado na Avenida  Augusto Montenegro, KM 11. Os telefones para contato são (91) 3227 2088, (91) 3247 3001, (91) 3344 2350 e (91) 322 0355.