Banco da Amazônia fomenta a cultura na Feira do Livro





Nesta sexta-feira, 26, o Banco da Amazônia realizará a assinatura de três projetos culturais em seu estande na XXI Feira Pan Amazônica do Livro, no Hangar Centro de Convenções. Os projetos que receberão o apoio financeiro da Instituição são: XXX Festival Internacional de Música do Pará, Apresentação artística “Equoterapia – uma História Especial” e o CD “Guitarradas para bebês” do músico e produtor Félix Robatto.

De acordo com o gerente de Imagem e Comunicação do Banco, Luiz Lourenço de Souza Neto, esses projetos foram selecionados por meio do Edital Público de Patrocínios, que é sempre lançado no segundo semestre de cada ano e visa fomentar os mais variados projetos culturais, sociais, esportivos, ambientais e de feiras e exposições realizados em toda a Região Amazônica, mostrando o compromisso da Instituição Financeira com esta região e sua gente. “Somente neste ano, estamos patrocinando quase R$ 2 milhões para vários projetos via Edital de Patrocínios”, informou.

Na Feira do Livro deste ano, o Banco da Amazônia terá programação no sábado, dia 27, com a apresentação do Coral Vozes da Amazônia, às 17 horas, no Auditório Benedito Nunes. Também no mesmo local, no domingo (28), às 11 horas, haverá a apresentação do músico Félix Robatto, que fará uma prévia do CD Guitarrada para Bebês. Trata-se de uma releitura de marcantes guitarradas, gênero musical genuinamente paraense, com uma linguagem voltada para crianças. O “Guitarrada para Bebês” segue uma tendência que vem crescendo no mercado musical mundial, que são canções voltadas para o público infantil, a exemplo de álbuns como Pink Floyd e Elvis para bebês.

Com direção musical e arranjos do guitarrista, percussionista, compositor e produtor musical, Félix elegerá dez guitarradas clássicas de artistas como Mestre Vieira, Aldo Sena, Mestre Curica, Mestre Solano, Evandro Cordeiro (Barata), Pio Lobato, Lucas Estrela e dele próprio.

O objetivo é divulgar e difundir ainda mais a cultura e música do Estado do Pará para o grande público do mercado local e nacional, além de trabalhar o público infantil que já começará a conhecer um pouco mais deste importante gênero musical paraense bem cedo. “Pensamos em lançar um disco com um dos principais estilos musicais da Amazônia, voltado para a formação de público”, informou o músico.

Patrocinado pelo Banco da Amazônia, o CD “Guitarrada para Bebês” segue uma tendência que vem crescendo no mercado musical mundial, que são canções voltadas para o público infantil, a exemplo de álbuns como Pink Floyd e Elvis para bebês. A previsão de lançamento do CD é em outubro por ocasião do Dia das Crianças.

Sobre o FIMUPA
O Festival Internacional de Música do Pará (FIMUPA) celebra neste ano 30 anos de realização. Promovido pelo Governo do Pará, por meio da Fundação Carlos Gomes, é um dos maiores eventos musicais do estado que, anualmente, proporciona concertos gratuitos de música erudita e popular em algumas das principais salas de espetáculo da capital.

Este ano, o Fimupa será realizado no período de 4 a 11 de junho transformando Belém na capital da música. O Theatro da Paz receberá as principais atrações como Orquestras, Bandas sinfônicas, grupos de música de câmara, grandes nomes da música instrumental e renomados maestros e cantores líricos.  Serão no total 50 concertos e mais de 100 atividades pedagógicas.

A edição especial de aniversário tem como tema ‘Fimupa: 30 anos de música e cultura’ e o grande homenageado é o compositor Heitor Villa-Lobos, que em março de 2017 completou 130 anos de nascimento. Considerado o mais importante compositor brasileiro de todos os tempos, Villa Lobos deixou obras sinfônicas e peças fundamentais para violão, seu instrumento de origem. Durante o festival, as composições de Villa-Lobos ganharão os palcos da capital paraense em interpretações de instrumentistas brasileiros e internacionais.

Equoterapia – Um História Especial
Desenvolvido pela Polícia Militar do Pará, o Programa de Equoterapia no Centro Interdisciplinar de Equoterapia atende há 24 anos a centenas de pessoas com deficiência com o uso terapêutico, educacional e social do cavalo na equoterapia.

Conjuntamente aos seus atendimentos no picadeiro da Equoterapia, o Centro de Equoterapia iniciou atividades relacionadas à arte e educação, com a finalidade de inclusão social da pessoa com deficiência na sociedade. Assim foi criado o projeto “Equoterapia ao Passo da Arte”, com a finalidade de valorizar e aproximar os praticantes da equoterapia em atividades lúdicas e criativas como: teatro, dança, música, pintura e diversas oficinas de criação e preparação artística, sempre utilizando como tema central o cavalo, sua relação com o meio ambiente, seu bem estar e sua relação com o homem com ou sem deficiência.

Neste ano, o Centro de Equoterapia da Polícia Militar do Pará em parceria com a Associação dos Amigos da Equoterapia e a Companhia Bric Brac, tendo o patrocínio do Banco da Amazônia, participará da XXI Feira Pan Amazônica do Livro e vai abordar o universo equestre e suas incursões na arte, educação e participação social da pessoa com deficiência, por meio de três apresentações: uma no estande do Banco, no dia 27 de maio, o qual será a exposição dos bonecos de marionete do espetáculo “Equoterapia – uma História Especial”;debate: “Equoterapia, Arte Equestre Inclusiva e Participação Social da Pessoa com Deficiência”, também no dia 27, às 16 horas, na sala 4, da Feira; e Apresentação Artística “Equoterapia – ao Passo da Arte Equestre Inclusiva”, no dia 3 de junho, às 11 horas, no Auditório Benedito Nunes.