Belém recebe o maior festival de gastronomia do país



Foi lançado em Belém na noite desta quarta-feira, 17, a 12ª edição do maior festival gastronômico do país, o Brasil Sabor. A abertura do evento ocorreu no Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura de Belém, com a presença dos 27 restaurantes participantes do festival, entidades parceiras e convidados. Esta é a oitava vez que a capital do Pará recebe o evento, que segue até o dia 18 de junho e é realizado pela Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), com o apoio da Prefeitura Municipal de Belém.

O Festival Brasil Sabor visa valorizar os produtos e chefs do estado através de uma programação extensa com workshops, feiras gastronômicas e pocket shows que, em Belém, se estenderão por um período de 30 dias, algo inédito na história do festival, habitualmente realizado durante quatro dias.

“Como Belém é uma Cidade Criativa da Gastronomia, nós decidimos contemplar a cidade com esse festival maior, que este ano também é aberto a todos os setores da gastronomia, tem um maior número de participantes, e que contemplará toda a população da cidade e do Estado”, afirmou a presidente da Abrasel, Rosane Oliveira.

No ano de 2015, Belém recebeu o título de Cidade Criativa da Gastronomia da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e desde então vem se destacando como uma referência gastronômica no país.

Para o prefeito da cidade, Zenaldo Coutinho, o evento vem coroar de êxito a agenda de eventos gastronômicos programados para Belém neste ano, que inclui festivais de gastronomia internacionais.

“Estamos honrados em receber esse evento, que antecede a ida da representação de Belém ao encontro anual da gastronomia, promovido pela Unesco, que acontecerá em junho na França. Momento também em que estaremos definindo o grande encontro internacional da gastronomia que acontecerá no município em novembro”, declarou Zenaldo Coutinho.

Segundo a proprietária do Restaurante Casa Mia, Mariana Brito, o Estado só tem a ganhar com a nova agenda de eventos gastronômicos da cidade. “É legal ver a cidade ser valorizada com um evento como esse, que divulga a nossa cultura e que gera renda”, destacou Mariana, que foi a abertura do Festival acompanhada da chef do restaurante, Andrea Bandeira, responsável pela criação de um prato especial para o evento, o camarão marajoara.

“Essa é a primeira vez que estamos participando de um evento como esse. O restaurante só tem um ano e meio de vida, então pra nós é maravilhoso ter mais uma forma de divulgar o nosso trabalho”, disse Mariana.

O camarão marajoara e tantas outras iguarias preparadas pelos chefs do estado estarão disponíveis para comercialização durante o circuito “Gastronomia na Rua”, nos dias 20 e 21 de maio no Horto Municipal, nos dias 26 e 27 de maio no aeroporto Internacional de Belém e 3 e 4 de junho no Parque Shopping Belém.

A programação do Sabor Brasil trará ainda chefs internacionais para a cidade, como o espanhol Juanjo Péres, reconhecido pelo guia Michelin, que ministrará uma aula show. Além dele, os chefs Ciça Roxo, Cris Leite, Paulo Araújo, Liliana Niarady, Ro Gouvêa e Andrea Hunka são alguns dos convidados do projeto.

“Para a cidade de Belém esse é um evento ímpar, onde teremos a oportunidade também de lançar o Festival Belém Ilhas e Sabores, que além de fazer parte do encerramento do circuito se tornará uma programação fixa da agenda do município”, afirmou a representante do município no Festival Brasil Sabor, Cláudia Sadalla.

O Festival Belém Ilhas e Sabores está marcado para os dias 17 e 18 de junho, no Ver-o-Rio, e marcará o encerramento do circuito gastronômico, com uma extensa programação de palestras, aulas show, e a presença de todos os restaurantes que participaram do evento.