Cemitérios prontos para as visitas do Dia das Mães


Cemitério Santa Izabel - Foto Alessandra Serrão - Agência Belém
Os cemitérios de Belém foram preparados para receber os visitantes que vão prestar as homenagens do Dia das Mães, comemorado neste domingo, 14. Os serviços de organização foram intensificados desde no início do mês e seguem até a data comemorativa para garantir uma visitação tranquila. Equipes das Secretarias Municipais de Urbanismo (Seurb), Saneamento (Sesan) e Meio Ambiente (Semma) montaram um mutirão para realizar os serviços de roçagem, capinação, retirada de entulho e lixo nos cemitérios e no entorno.  São esperadas cerca de 30 mil pessoas no cemitério Santa Izabel, 25 mil no São Jorge e 2 mil no Soledade.  A Seurb também reforçou a manutenção da iluminação pública nas principais ruas de acesso, nos arredores e no interior dos cemitérios Santa Izabel; Soledade; São Jorge; Tapanã; Santa Izabel, de Icoaraci; e São José, do Benguí.

Trânsito - Para garantir a segurança e a fluidez do trânsito, reduzindo conflitos entre veículos e pedestres, e assegurar maior conforto para os visitantes, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) distribuirá 20 agentes de trânsito no entorno dos principais cemitérios da capital.


Em virtude do grande fluxo de visitantes no cemitério Santa Izabel, a avenida José Bonifácio, no trecho entre as ruas Paes de Souza e dos Mundurucus, bem como as ruas dos Pariquis e dos Caripunas, ambas localizadas entre a travessa Castelo Branco e avenida José Bonifácio, serão interditadas para veículos. Por isso, a partir das 6h de domingo, as linhas de ônibus que operam no trecho interditado também terão os itinerários alterados.

Linhas de ônibus - As linhas que operam via travessa Castelo Branco, rua dos Caripunas e avenida José Bonifácio farão o trajeto pela travessa Castelo Branco, rua Silva Castro, avenida José Bonifácio, a destino. As linhas que operam via avenida Bernardo Sayão e avenida José Bonifácio, farão percurso pela avenida Bernardo Sayão, avenida José Bonifácio, rua Paes e Souza, rua Barão de Mamoré, avenida Conselheiro Furtado, avenida José Bonifácio, a destino.

As linhas que operam via rua Barão de Igarapé Miri, avenida José Bonifácio, nos sentidos bairro-centro e UFPA-Satélite, irão pela rua Barão de Igarapé-Miri, avenida José Bonifácio, rua Paes e Souza, rua Barão de Mamoré, avenida Conselheiro Furtado, avenida José Bonifácio, a destino.

As linhas Guamá-Presidenye Vargas e Guamá-Montepio farão percurso, no sentido bairro-centro pela rua Barão de Igarapé-Miri, avenida José Bonifácio, rua Paes e Souza, rua Barão de Mamoré, rua dos Mundurucus, a destino. Já no sentido centro-bairro, irão pela travessa Guerra Passos, avenida Conselheiro Furtado, travessa Castelo Branco, rua Silva Castro, avenida José Bonifácio, a destino.

Já a linha Guamá-Ver-o-Peso fará, no sentido bairro-centro, o seguinte itinerário: rua Barão de Igarapé-Miri, avenida José Bonifácio, rua Paes e Souza, rua Barão de Mamoré, avenida Conselheiro Furtado, avenida José Bonifácio, a destino. As linhas de ônibus voltarão a realizar seus itinerários normais ainda no domingo, por volta das 19h.

Comércio informal - Quem for prestar homenagens às mães contará ainda com as ofertas das barraquinhas de flores e velas, comercializadas pelos trabalhadores informais cadastrados na Secretaria Municipal de Economia (Secon). Desde o início da semana, os fiscais do órgão realizam ações de demarcação de espaços dos ambulantes, para que eles possam atender os visitantes dos cemitérios, sem atrapalhar o direito de ir e vir da população. Para o domingo, a Secon escalou 20 servidores que atuarão, das 8h às 14h, no reforço do ordenamento do comércio informal nos cemitérios Santa Izabel, São Jorge e Tapanã.