As ideias inovadoras que renderam
resultados importantes para a gestão organizacional das indústrias no que diz
respeito à tecnologia, gestão de pessoas e meio ambiente serão destaques nesta sexta-feira
05, no espaço “Indústria Criativa”, na XIII Feira da Indústria do Pará (FIPA),
que está sendo realizada no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia
e operacional.
Entre os cases de sucesso está o
Programa de Qualidade de Vida Viva Bem, realizado pela Alubar, fabricante de
vergalhões e cabos elétricos de alumínio e cobre em Barcarena. Voltado para o
bem-estar profissional, mental, espiritual, físico e social dos colaboradores,
o Viva Bem incentiva a prática de atividade física, hábitos alimentares
saudáveis e a ida frequente ao médico para checar se a saúde está em dia.
Em um ano, o programa realizou 17
campanhas de saúde, como o Dia do Homem, Outubro Rosa, Novembro Azul e Dia
Mundial do Coração. Em paralelo, realizou atendimento odontológico, mais de 50
consultas com nutricionista e 90 sessões de ginástica laboral, além de 1.000
acessos à poltrona de massagem, disponível para os colaboradores no intervalo
das atividades, como forma de aliviar as tensões e o estresse.
Outra conquista do programa foi a
redução do índice do absenteísmo na empresa. Em 2015 foram 1550 casos. Já em
2016, foram registrados apenas 970 casos de absenteísmo, uma redução de quase
38%. “Não há dúvida de que a iniciativa tem refletido diretamente na qualidade na
qualidade de vida e maior produtividade na fábrica”, destaca Ana Carolina
Santos, gerente de Gestão de Pessoas da Alubar.
Aplicativo para colaboradores
A Imerys, mineradora de caulim e
maior beneficiadora do minério no mundo, traz como inovação tecnológica para o
espaço Indústria Criativa o “Imerys na Mão”, aplicativo para celular lançado
com a finalidade de otimizar a comunicação interna e a interação dos
colaboradores com as ações desenvolvidas pela empresa. A unidade do Pará, que
integra o Grupo Imerys que está presente em mais de 50 países, foi pioneira
nessa tecnologia.
Com acesso ao aplicativo,
colaboradores sediados na planta de beneficiamento e porto, em Barcarena, e nas
minas de caulim, em Ipixuna do Pará, poderão postar suas atividades de trabalho,
receber feedbacks, ter informações em tempo real sobre o que está ocorrendo na
mineradora, como eventos e notícias na mídia, anunciar caronas e fazer
consultas online no departamento de Recursos Humanos.
“Essa interação é importante para
a motivação dos colaboradores contribuindo positivamente também para o clima
organizacional da empresa”, diz Juliana Carvalho, coordenadora de Comunicação
& Relações com a Comunidade da Capim, autora do projeto.