Empresas de Barcarena apresentam cases inovadores na FIPA



As ideias inovadoras que renderam resultados importantes para a gestão organizacional das indústrias no que diz respeito à tecnologia, gestão de pessoas e meio ambiente serão destaques nesta sexta-feira 05, no espaço “Indústria Criativa”, na XIII Feira da Indústria do Pará (FIPA), que está sendo realizada no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia e operacional.

Entre os cases de sucesso está o Programa de Qualidade de Vida Viva Bem, realizado pela Alubar, fabricante de vergalhões e cabos elétricos de alumínio e cobre em Barcarena. Voltado para o bem-estar profissional, mental, espiritual, físico e social dos colaboradores, o Viva Bem incentiva a prática de atividade física, hábitos alimentares saudáveis e a ida frequente ao médico para checar se a saúde está em dia.

Em um ano, o programa realizou 17 campanhas de saúde, como o Dia do Homem, Outubro Rosa, Novembro Azul e Dia Mundial do Coração. Em paralelo, realizou atendimento odontológico, mais de 50 consultas com nutricionista e 90 sessões de ginástica laboral, além de 1.000 acessos à poltrona de massagem, disponível para os colaboradores no intervalo das atividades, como forma de aliviar as tensões e o estresse.

Outra conquista do programa foi a redução do índice do absenteísmo na empresa. Em 2015 foram 1550 casos. Já em 2016, foram registrados apenas 970 casos de absenteísmo, uma redução de quase 38%. “Não há dúvida de que a iniciativa tem refletido diretamente na qualidade na qualidade de vida e maior produtividade na fábrica”, destaca Ana Carolina Santos, gerente de Gestão de Pessoas da Alubar. 

Aplicativo para colaboradores

A Imerys, mineradora de caulim e maior beneficiadora do minério no mundo, traz como inovação tecnológica para o espaço Indústria Criativa o “Imerys na Mão”, aplicativo para celular lançado com a finalidade de otimizar a comunicação interna e a interação dos colaboradores com as ações desenvolvidas pela empresa. A unidade do Pará, que integra o Grupo Imerys que está presente em mais de 50 países, foi pioneira nessa tecnologia.

Com acesso ao aplicativo, colaboradores sediados na planta de beneficiamento e porto, em Barcarena, e nas minas de caulim, em Ipixuna do Pará, poderão postar suas atividades de trabalho, receber feedbacks, ter informações em tempo real sobre o que está ocorrendo na mineradora, como eventos e notícias na mídia, anunciar caronas e fazer consultas online no departamento de Recursos Humanos.

“Essa interação é importante para a motivação dos colaboradores contribuindo positivamente também para o clima organizacional da empresa”, diz Juliana Carvalho, coordenadora de Comunicação & Relações com a Comunidade da Capim, autora do projeto.