Festival do Miriti movimenta Abaetetuba

Brinquedos de Miriti - Foto Agência Pará

Uma aquarela de cores e sabores. Esse é o tema do XIV Festival do Miriti, que promete movimentar Abaetetuba neste final de semana. O prefeito Alcides Negrão fará a abertura oficial do evento nessa sexta-feira (5) às 19h, na Praça da Bandeira, ao lado do presidente da Associação dos Artesãos de Miriti de Abaetetuba – ASAMAB- Rivaildo Pacheco, do diretor da Fundação Cultural Abaetetubense (coordenadora do evento), Inésio Rodrigues, e outras autoridades convidadas. “Será o primeiro festival do miriti de nossa gestão e, com certeza, o trabalho conjunto da prefeitura e da ASAMAB será um sucesso, mostrando que não é à toa que somos a capital mundial do brinquedo de miriti”, diz o prefeito.

O festival, que vai até domingo (7), promete ser grandioso. A estrutura montada pela prefeitura na Praça da Bandeira inclui palco de shows musicais e apresentações folclóricas, praça de alimentação com a culinária à base do miriti e, claro, a feira de exposição. Em 40 stands, o visitante poderá apreciar aproximadamente 50 mil peças dos famosos brinquedos de miriti e outros objetos produzidos a partir da bucha do miritizeiro, uma palmeira típica das áreas de várzea da Amazônia.


Festival de Abaetetuba - Foto Thiago Figueira
Nesses três dias, a cidade vive o clima do festival. No sábado (6) pela manhã, haverá o Arraial do Pavulento, uma versão local do Arraial do Pavulagem, que sairá às ruas num arrastão cultural. Como sempre acontece, os hotéis ficam lotados e o comércio fatura com o aquecimento das vendas nesse período. “A expectativa é atrairmos cem mil visitantes para o festival”, diz, otimista, o presidente da ASAMAB, Rivaildo Pacheco.

Serviço:
XIV Festival do Miriti
Data: 05, 06 e 07 de Maio
Local: Praça da Bandeira (Abaetetuba)