Sistema Integrado de Segurança Operação Timbó em Igarapé-Miri

Secretário de Segurança Pública, Jeannot Jansen - Foto Agência Pará

O Sistema Integrado de Segurança Pública deflagrou, nesta quinta-feira, 4, a operação Timbó, para cumprir mais de 100 ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva, contra acusados de envolvimento em crimes, principalmente roubos, no município de Igarapé-Miri, nordeste paraense. Ao todo, 34 pessoas – 27 homens, 4 mulheres e três adolescentes - foram conduzidas inicialmente para a Delegacia do município, ao final da operação, e depois encaminhadas para a sede do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), em Marituba, na Grande Belém, local usado como base da operação. Entre os presos, foram três presos em flagrante por tráfico de entorpecentes e porte ilegal de armas de fogo. Drogas, arma e munição foram apreendidos.

A operação policial contou com atuação de mais de 200 policiais civis e militares, que se reuniram, de madrugada, no IESP, de onde saíram em comboio, por volta de 5 horas, com destino a Igarapé-Miri, após reunião presidida pelo secretário de Segurança Pública, Jeannot Jansen; pelo delegado-geral, Rilmar Firmino, e pelo comandante-geral da PM, coronel Roberto Campos. Estiveram em atuação 180 policiais civis de Unidades da Polícia Civil da capital, de Divisões Especializadas e Delegacias do interior vinculadas às Superintendências Regionais de Castanhal, Abaetetuba, Capanema e Paragominas, e cerca de vinte policiais militares da Rotam, que se dividiram em 50 equipes com uso de mais de 60 viaturas policiais.

De acordo com o delegado-geral, a operação atende ao anseio da população do município que vinha cobrando providências dos órgãos de Segurança Pública para combate ao crime na região. Diante disso, explica o policial civil, foi realizado um levantamento nos últimos três meses pela equipe da Delegacia de Igarapé-Miri, em conjunto com o Núcleo de Inteligência Policial da Polícia Civil, que contou com análise de mais de 100 boletins de ocorrências registrados na Unidade Policial. O trabalho resultou em mais de 20 inquéritos tombados na Delegacia, com identificação de 40 autores de crimes. A partir da identificação dos acusados, explica o delegado Alexandre Clós, de Igarapé-Miri, foram representadas na Justiça pelas prisões preventivas dos envolvidos no tráfico de drogas e em situações de assaltos, como roubos de veículos, onde ocorre a modalidade de crime chamada de pagamento de resgate pelo veículo roubado. Entre os presos, o delegado destaca um cadeirante que é acusado de recrutar jovens, geralmente adolescentes, para praticar roubos na região, e seria um dos principais articuladores de crimes no município.

Conforme o secretário de Segurança Pública, uma operação como essa tem um efeito positivo pois atende aos anseios da população do município. Ele salienta que a Secretaria de Segurança Pública já havia se reunido em várias ocasiões com representantes do município para tratar das ocorrências de crimes ocorridos na cidade, como assaltos, mortes e tráfico de drogas, e que atende a parte dos compromissos firmados para dar uma resposta à sociedade miriense. No mês passado, em uma audiência pública no município, representantes da Segup foram recebidos por cerca de 100 moradores, o prefeito municipal e vereadores na Câmara Municipal para trocar informações e definir soluções visando reduzir os crimes na cidade.

O delegado-geral ressalta que Igarapé-Miri é um município que se destaca no Pará pelo cultivo do Açaí, porém que ainda registra situações que fogem do contexto geral do Estado. “É praticamente o único município paraense que ainda tem gangues, o que é uma coisa histórica, mas nós estamos buscando dar um fim a essa situação”, destaca. Firmino salienta que a operação vai continuar com a presença de policiais militares e civis da região para tentar cumprir os outros mandados de prisão que não foram cumpridos durante a operação. O coronel Roberto Campos, comandante-geral da PM, destaca que essas prisões terão reflexos na diminuição dos índices de crimes no município. Além disso, a Polícia Militar vai atuar no município com ações preventivas e com reforço no policiamento nas ruas da cidade. Ele destaca que não é apenas o trabalho de policiamento que reduz a violência no município, mas a cultura e a educação também são fundamentais.