Alunos visitam a casa Ronald McDonald, que acolhe crianças em tratamento oncológico, em Belém (PA)



Os alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém (PA), visitaram 35 crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, em tratamento oncológico, da Casa Ronald McDonald, no dia 29 de agosto. A iniciativa faz parte do projeto “CIABA Solidário” que conta com alunos da EFOMM voluntários a trabalhar com a humanização solidária.

Durante a visita, 12 alunos voluntários do “CIABA Solidário” conheceram o espaço físico da Casa, conferindo de perto o dinamismo de acolhimento às famílias. O grupo foi guiado pela assistente social da casa que frisou a importância de projetos como esse. "Todos eles vêm do interior do estado, então estamos lidando com pessoas muito carentes. Para nós, é muito importante a participação dos voluntários com ações sociais, porque a casa trabalha em torno das doações de vocês e essas pessoas que trazem um pouco de amor, carinho cuidado e atenção fazem muito a diferença na vida delas", relatou a assistente social.


A atividade esteve ligada à prática pedagógica de recreação, simultaneamente com a participação dos voluntários do “CIABA Solidário”. Também foram realizadas atividades de interação com as crianças, como música, desenho, pintura e muita brincadeira. "É tão contagiante ver esses sorrisos tímidos e olhares curiosos. Na mão o pincel, empolgadas para transformar o branco em colorido. Essa é uma forma para amenizar tudo isso, pois não deve ser nada fácil, principalmente para os familiares acompanhar o tratamento de crianças que enfrentam o câncer logo no início da vida", comentou o Aluno Paiva, um dos coordenadores do Projeto.