Alepa promove audiência pública contra a privatização da Eletrobras e Eletronorte


Nesta quinta-feira, 14 de setembro, às 9h, na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), em Belém, vai acontecer audiência pública contra a privatização da Eletrobras e Eletronorte.

Esta audiência pública foi requerida pelo deputado estadual Carlos Bordalo (PT) a pedido do Sindicato dos Urbanitários do Pará e contará com a participação da Federação Nacional dos Urbanitários e do Coletivo Nacional dos Eletricitários.

O evento faz parte da campanha nacional contra a privatização do setor elétrico.

Os trabalhadores da Eletrobras e Eletronorte irão alertar os deputados e demais participantes sobre assa tentativa de golpe na soberania nacional, golpe que visa beneficiar interesses do grande capital econômico, interesses até internacionais nas riquezas do país.

Celpa - Os paraenses têm a experiência das privatizações da década de 90, incluindo a Centrais Elétricas do Pará (Celpa), que foi vendida em 1998 para o Grupo paulista chamado Rede Energia. O grupo Rede endividou a Celpa em mais de R$ 3 bilhões, não pagou e foi embora do Pará com a benevolência do governo tucano de Simão Jatene. A tarifa foi elevada acima da inflação, o serviço não melhorou e os trabalhadores foram demitidos.

Equatorial - Em 2012, a Celpa foi repassada por R$ 1,00 ao Grupo Equatorial, que segue a cartilha das empresas privadas, lucro a qualquer custo, sobretudo massacrando trabalhadores e explorando consumidores.