Aplicativo facilita viagens pelos rios do Baixo Amazonas


Um aplicativo que oferece à pessoa que precisa se deslocar pelos rios do oeste paraense todas as informações sobre o transporte fluvial na região, como as linhas que operam nas diferentes rotas, horários de chegada e saída, tempo de viagem, paradas, lotação das embarcações e valor da passagem, já é uma realidade. O aplicativo, que funciona desde 2013 com a denominação “Embarcar”, foi mostrado aos participantes do Encontro de Comunicação do Pará (Publicom), realizado em Santarém, no oeste paraense, nos dias 28 e 29 de agosto, e também marcou o lançamento da campanha institucional do governo do Estado de incentivo ao turismo.

O aplicativo foi projetado e concebido pelo analista de sistemas Taissir Carvalho, 30 anos,  que acompanhou o lançamento da campanha para buscar informações que ampliem a funcionalidade do “Embarcar”. “A nossa região tem um potencial turístico incrível, e o aplicativo foi criado para facilitar a vida daqueles que querem conhecer as belezas naturais que existem ao longo das inúmeras rotas fluviais do Baixo Amazonas”, explicou Taissir Carvalho.

Funcionamento – O analista disse que com o auxílio do “Embarcar” os passageiros podem acessar várias informações, como embarcações disponíveis, capacidade de lotação, trechos em que operam, detalhamento de horários, duração da viagem e o custo do serviço. “A partir de um smartphone ou de um computador conectado à internet direcionado à página http://www.embarcar.net/site/, o usuário só precisa informar a localidade de onde está saindo e o destino desejado, clicar no botão ‘procurar’, que terá à sua disposição uma lista com todos os resultados de embarcações que existem para o destino desejado”, detalhou.

Nascido em uma comunidade ribeirinha de Santarém, Taissir contou que quando precisava ir à sede municipal via a dificuldade de acesso dos passageiros às informações sobre as embarcações que faziam linha. “Quando eu era criança, vinha todos os meses para Santarém acompanhando a minha avó, e sempre tínhamos problemas para conseguir informações sobre a saída do barco. Cresci e continuei vendo a mesma situação se repetir. Então, pensei que seria bom se houvesse um meio de disponibilizar esses dados para as pessoas, principalmente as que precisam fazer viagens frequentes entre as localidades da nossa região. Foi quando decidi criar o aplicativo”, acrescentou.

Seguindo a linha de aplicativos nacionais voltados a outros modais de transporte, Taissir anunciou que, até o final deste ano, o "Embarcar" será atualizado para oferecer novas funcionalidades, como a compra de passagens, reservas em hotéis e aquisição de pacotes turísticos. “O objetivo é facilitar o acesso dos passageiros, sejam os que vivem ou os que visitam a nossa região, a todas as informações, para garantir um serviço de qualidade e, ao mesmo tempo, impulsionar o turismo que depende das rotas fluviais”, informou.

Lançamentos - Realizado na sede do Ministério Público do Estado em Santarém, o Publicom reuniu mais de 300 jornalistas, estudantes e profissionais de comunicação da região. O último dia do encontro foi marcado por dois lançamentos que, pela primeira vez, ocorreram fora de Belém: A quarta edição do Prêmio de Jornalismo em Turismo, organizado pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/PA) e Secretaria de Estado de Turismo (Setur), e a campanha institucional do governo do Estado de incentivo ao turismo.

O prêmio busca incentivar e divulgar as potencialidades turísticas e culturais do Pará. A edição deste ano traz como novidade a categoria Universitário, além dos profissionais e da #MeuBemPará. As inscrições serão abertas no dia 11 de setembro, e podem concorrer conteúdos publicados no período de agosto de 2016 a novembro de 2017.

No lançamento da campanha do governo do Estado programada para setembro sobre o turismo, o público assistiu ao clipe musical produzido pela Secom, com imagens de vários recantos do Pará.