Hospital de Paragominas utiliza hortaliças orgânicas cultivadas na unidade





Referência na assistência de alta complexidade para seus usuários, a equipe do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no nordeste paraense, tem melhorado a alimentação servida aos colaboradores, usuários e acompanhantes, com a utilização de hortaliças frescas e 100% naturais cultivadas na horta própria, estrategicamente construída nas pequenas áreas do hospital e em espaços suspensos, de onde são retiradas diariamente de 12 a 14 maços de cheiro verde, por exemplo.

Para a nutricionista do HRPL, Brenda Camelo, a iniciativa é de grande importância. “Ela agregou valor ao trabalho de toda a equipe, além disso, isto demonstra a preocupação que o HRPL tem com seus colaboradores e principalmente com os usuários, tendo em vista que os produtos da horta são nutricionalmente completos e equilibrados".

Ela informa que futuramente a horta atenderá as necessidades da nutrição em todo seu potencial, com as folhagens como cheiro verde, couve manteiga, cebolinha e repolho sendo totalmente colhidas das áreas do hospital. Estes itens estão entre os mais consumidos no cardápio do grupo das hortifrutícolas, o que representa o consumo mensal estimado em 120 maços de alface, 48 maços de couve manteiga e 56 maços de cheiro verde (coentro).

De acordo com o diretor Administrativo e Financeiro do HRPL, Cledes Silva, a partir do momento que a horta atender a demanda nesse quantitativo vai gerar uma economia de quase R$ 650 ao mês ou de aproximadamente R$ 7.800 ao ano. Atualmente, o hospital já vem diminuindo estes custos pela metade, o que já é considerado significativo.

“Além de oferecer produtos 100% orgânicos, saudáveis e mais saborosos, a horta nos trará redução nos custos com alimentação, que poderão ser investidos em outros serviços em benefício dos colaboradores e usuários”, observou Cledes.

De acordo com Márcio Filho, que é líder do setor de Manutenção do HRPL e idealizador da horta, hoje o espaço adaptado compreende mais de 25m². Outros 9m² estão em processo de preparo para plantio. “Temos cheiro verde e couve plantados. Futuramente, objetivamos ter legumes",  citou. E isso não é tudo, Márcio Filho informa que 50% da água utilizada para regar as hortaliças é captada das centrais de ar condicionado, via tubulações de PVC.

Com 70 leitos, o HRPL dispõe de clínica médica e cirúrgica nas especialidades de neurologia/neurocirurgia, traumatologia/ortopedia, cirurgia geral e suporte de anestesia, além de consultas ambulatoriais em cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurologia/neurocirurgia, urologia, endocrinologia, ginecologia, mastologia e traumatologia/ortopedia.

O HRPL é um hospital do Governo do Estado, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria do Estado de Saúde do Pará (Sespa ). O hospital está localizado na rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.