Benevides, na região Metropolitana de Belém, implementa novo currículo na rede municipal a partir de processo inspirador


A Secretaria Municipal de Educação de Benevides, no Pará, em parceria com o Instituto Natura, está implementando um currículo de língua portuguesa e matemática adaptado às necessidades locais na rede municipal, que inclui 28 escolas, de todo o ensino fundamental. O novo currículo é alinhado às premissas da Base Nacional Comum Curricular, mas vai além dela ao especificar os objetivos pedagógicos a serem alcançados ao final de cada etapa, facilitando o trabalho do professor e o aprendizado do aluno em sala de aula. “O currículo, elaborado pela rede municipal de Sobral, município do Ceará que detém um dos melhores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da União, inspira o projeto em Benevides. Ele é um currículo que, alinhado à Base, parte do pressuposto de que qualquer aluno é capaz de aprender, por isso é mais detalhado e exigente”, diz Ilona Becskeházy, que coordenou a elaboração do currículo em Sobral e coordena sua adaptação e implementação em Benevides.

Para implementar o novo Currículo, o projeto adotou um processo inspirador que pode ser adaptado e reproduzido em outras cidades do país: a formação dos professores da rede sobre o currículo e seus propósitos; a criação de um grupo de trabalho multidisciplinar, envolvendo os docentes, gestores escolares e técnicos da secretaria, cuja tarefa é definir e implementar as sequências didáticas a serem aplicadas em sala de aula para responder às exigências do currículo; e avaliações periódicas dos resultados para ajustes de percurso. Tudo de acordo com a realidade da escola. “Os grupos de trabalho são um diferencial desse modelo, porque constroem sequências didáticas de maneira multidisciplinar, e de uma forma que contempla o dia a dia da sala de aula e a realidade de cada aluno”, conta Márcia Ferri, gestora do projeto Rede de Apoio à Educação, do Instituto Natura, que há três anos financia as avaliações de aprendizagem e os especialistas responsáveis pela implementação do novo currículo e formação dos professores.

“Buscamos abrangência e profundidade ao processo ao assegurar que professores de todas as disciplinas e etapas passem pelas formações em ambas as disciplinas (Língua Portuguesa e Matemática), o que garante a eles uma visão global do currículo”, afirma a secretária de educação Leila Freire.

Outro diferencial é que a implementação do currículo e a elaboração das sequências didáticas são ancoradas nos resultados da avaliação da aprendizagem dos alunos que, em conjunto com programas de reforço escolar e redirecionamento da aprendizagem, vêm ocorrendo  sistematicamente há 3 anos na rede.

Entre 2013 e 2015, o IDEB de Benevides em Língua Portuguesa nos anos iniciais saltou de 4,3 para 5,4, elevando o município para o 5º melhor IDEB no ranking do Estado do Pará, ultrapassando a meta estadual estabelecida para 2021 (5,0) e o resultado do IDEB nacional (5,3). A meta do município é continuar elevando a qualidade da educação com foco no aluno e de forma sustentável na cidade.



Avaliações registram melhoras


Em 2017, as sequências didáticas para Português e Matemática foram aplicadas em sala de aula e o aprendizado dos alunos foi avaliado pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora em março e agosto.  Os resultados servem para que o grupo de trabalho e os professores ajustem e direcionem as atividades em sala de aula de forma a suprir os principais desafios de aprendizagem revelados na avaliação, específicos a cada aluno, turma e escola. Além disso, é possível monitorar se o trabalho está produzindo resultados. De março a agosto já foi possível notar avanços na proficiência média dos 5os e 9os anos, tanto em Matemática quanto em Língua Portuguesa. No 5º ano, as médias de Língua Portuguesa e Matemática melhoraram, entre as duas avaliações já realizadas,  4,3% e 4,4%, respectivamente.  E no 9º ano, os saltos foram de 2,7%, em Língua Portuguesa, e 2,9%, em Matemática.

As formações para os professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares, a partir das devolutivas da 2a avaliação de aprendizagem foram realizadas nos dias 25 e 26 de setembro, apoiando o planejamento das ações pedagógicas focadas nas necessidades dos alunos.

“Este processo funciona bem porque permite ao município avaliar constantemente os resultados de suas ações, focar as necessidades de cada aluno, apoiar os professores em suas especificidades e corrigir a rota sempre que for necessário”, explica Márcia Ferri.

A implementação do novo currículo tem o objetivo de elevar a qualidade da educação em Benevides a longo prazo. “O município tem evoluído bastante no Ideb, mas a finalidade é ir além de bons resultados em avaliações e implantar um programa de governo que possa perdurar e garantir educação de qualidade para os nossos alunos”, conta Leila Freire. “Contar com investimento para promover sistematicamente a avaliação da aprendizagem e a formação dos professores é imprescindível, por isso o apoio do Instituto Natura foi essencial para que alcançássemos todos estes resultados em Benevides”, completa.
Segundo Márcia Ferri, sistematizar e disseminar o processo de implantação do currículo é importante para a educação brasileira, ainda mais após a aprovação da Base. “A Base foi aprovada recentemente e as secretarias ainda não sabem bem como implementá-la”, conta. “A sistematização de um processo como esse de Benevides significa que, em breve, outros municípios possam seguir percurso semelhante para a adoção de novos currículos”, completa.



O Instituto Natura (iN) – www.institutonatura.org.br - é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que busca contribuir com a transformação da educação pública no Brasil e nos países da América Latina onde a Natura atua. Criado em 2010 com a visão de criar condições para cidadãos formarem uma comunidade de aprendizagem, o iN desenvolve e apoia iniciativas para professores, escolas, gestores públicos e consultoras Natura. Também dissemina e fomenta a discussão sobre os temas: escola em tempo integral, regime de colaboração e princípios de comunidade de aprendizagem.



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