Programa de Alfabetização atende mais de 141 mil crianças


No Dia da Criança, celebrado nesta quinta-feira (12), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) comemora os resultados de projetos direcionados à Educação Infantil. O principal é o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que já alcançou mais de 141 mil crianças em 143 municípios. O Pnaic é um programa do Ministério da Educação desenvolvido em parceria com estados e municípios, para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

No Pará, o Pacto começou a ser desenvolvido pela Seduc em 2013, integrando o Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica no Estado do Pará. Atualmente, o programa conta com a participação de 1.180 professores alfabetizadores, que atuam em 300 escolas estaduais e 800 escolas municipais.

Avanços - A aferição dos níveis de alfabetização, assim como o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática, entre estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas, que estão concluindo a alfabetização, é realizada pela Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Com base nos resultados são feitas as adequações necessárias à melhoria do ensino.

Os avanços e resultados do Pnaic podem ser observados no desempenho de alunos das escolas que possuem o programa, como a Escola Estadual Esther Bandeira Gomes, cujo desempenho na ANA saltou de 2,1 pontos percentuais para 4,0 pontos em 2016. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da escola também melhorou, saindo de 2 para 5, de acordo com a medição realizada em 2015.

Outro resultado importante foi no Índice de Desenvolvimento da Educação do Pará (Idepa), obtido a partir do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (Sispae), no qual a escola obteve nota 4.97. Esta avaliação é aplicada a cada dois anos nas escolas públicas, para medir proficiência em Português e Matemática dos alunos matriculados nas redes estadual e municipal de ensino.

Esses dados apontam que o Pnaic está contribuindo para a melhoria da qualidade de ensino também no Pará. O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação tem estabelecido, como meta, que em 2022 o Brasil tenha uma média do Ideb de 6,0.

Idade certa - Segundo o Ministério da Educação, aos 8 anos de idade as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades, que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.