Com
o objetivo de liderar o desenvolvimento de uma cadeia de fornecimento
responsável e sustentável de açaí, a Frooty, empresa brasileira líder mundial
na venda de creme de açaí, iniciou seu projeto Frutos da Frooty e firmou
parceria com os Ribeirinhos que fazem a colheita da fruta nos Estados do
Amazonas e Pará. O projeto está apoiado em três fatores: ambiental, social e econômico,
além de fazer com que cada Ribeirinho se engaje com a causa.
Para Marcelo Cesana, CEO da
Frooty, o projeto visa aproximação da marca com comunidades tradicionais
extrativistas, além de valorizar e agregar benefícios buscando o
desenvolvimento sustentável da cadeia de valor. “Com as 200 famílias
participantes do programa teremos o potencial para abastecer 93% da produção
atual da Frooty. A participação e envolvimento de todos é imprescindível para
viabilizamos a ação”, disse Cesana.
A importância da conscientização
para colheita do açaí foi discutida em evento realizado no último dia 26 de
outubro, na região de Mocajuba, no Pará. À beira do Rio Tocantins, comunidade e
idealizadores da ação discutiram as formas e os caminhos que essas ações terão
daqui para frente.
A Frooty já fez um mapeamento dos
trabalhadores e identificou que 59% dos Ribeirinhos não dispõe de água potável.
O Frutos da Frooty realizou a distribuição de filtros de água - para auxiliar
no acesso a água limpa e conscientizá-los da necessidade do uso – e de
equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas e botas, que contribuem
para melhorar as condições de trabalho e de vida dessas pessoas.
Etapas do projeto
O projeto tem quatro princípios
básicos: Pessoas & Comunidade (Foco no dia a dia do produtor e seus
familiares), Recursos Naturais e Suas Terras (Preservação da biodiversidade das
áreas de atuação dos fornecedores Frooty), Eficiência & Inovação (Foco em
suas práticas de produção, instrumentos de trabalhos, estratégias, entre
outros) e Produto & Alimento (Observações do quantitativas e qualitativas
do fruto entregue por cada fornecedor).
A primeira etapa foi de definição
da política, seguida de mapeamento dos Ribeirinhos que fazem parte da cadeia de
suprimento da Frooty para entender quais são os níveis e condições em que eles
trabalham. O passo seguinte foi cadastro e reconhecimento dos possíveis
parceiros e fornecedores. As últimas fases foram de atender as necessidades
básicas para o desenvolvimento do trabalho de colheita do açaí, e gerar
indicadores para melhoria contínua.
“Já mapeamos alguns impactos
positivos que serão vistos nas regiões, como melhoria na renda, escolaridade,
saneamento, bem-estar, meio ambiente, fortalecimento da agricultura familiar e
da organização da base comunitária, além de serem agentes multiplicadores de
qualidade e produtividade”, completou Cesana.
Sobre a Frooty
Há 22 anos no mercado e
responsável por alavancar o consumo de açaí no Brasil, a Frooty tornou-se
referência global pela qualidade e sabor dos seus produtos feitos com açaí.
Atualmente, conta com 300 colaboradores e uma unidade fabril localizada em
Atibaia (SP) - responsável pela produção de cerca de 80 toneladas de creme de
açaí por dia. Líder de mercado, está presente em mais de 30 mil pontos de venda
no Brasil e exporta para outros 21 países da Europa, Ásia e América Latina.
Mais informações no site www.frooty.com.br e nas redes sociais: FrootyBrasil no
Facebook e Instagram @FrootyBrasil.