Capacitação garante novas fontes de renda para comunidades



De um lado, empresas comprometidas com ações de responsabilidade social nas comunidades onde atuam e, do outro lado, comunidades participativas e abertas às oportunidades de capacitação. O resultado da parceria dessas duas pontas não poderia ser melhor: desenvolvimento sustentável, com ideias criativas e novas alternativas de geração de renda. Essa tem sido a realidade dos comunitários de Barcarena e Ipixuna do Pará, municípios onde a Imerys possui operações de caulim.

Em Barcarena, onde está sediada a maior planta de beneficiamento de caulim do mundo, a empresa oferece várias oportunidades de capacitação profissional por meio do projeto social Casa Imerys. Uma das atividades que tem fomentado o empreendedorismo local é o artesanato, que já se tornou fonte de renda para dezenas de mulheres. 

É o caso da dona de casa Eunice Viana, moradora de Vila do Conde. “Estou há um ano no curso de artesanato e já produzo muitas peças, como guardanapos, panos de prato, porta-calcinha, peso de porta. Tem sido uma forma de sustento, já que eu e o meu marido estamos desempregados. Agradeço a oportunidade que a Imerys tem dado a nossa comunidade”, declara.

Em Ipixuna do Pará, a renda extra vem do reaproveitamento do óleo de cozinha, utilizado para produção de sabão líquido. A técnica foi ensinada durante oficina do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Casa Imerys, beneficiando 120 famílias das comunidades Aparecida, Santo Antônio, Santa Maria do Bacuri, Oliveira e Cajueiro, localizadas no entorno das minas de caulim da empresa. “Por não ter antes esse conhecimento, jogávamos fora o óleo e, muitas vezes, de forma inadequada. Agora além de ter uma fonte de renda, economizamos em casa ao fabricar nosso próprio sabão”, diz Francisca Souza, moradora da Vila Aparecida.

Essa iniciativa também foi benéfica para o meio ambiente. “O descarte do óleo de cozinha é algo que impacta diretamente no meio ambiente. A partir do uso consciente desse recurso, conseguimos minimizar esse impacto”, afirma Luciana Pinheiro, analista de Relações com a Comunidade da Imerys, ressaltando que todos os meses a empresa, por meio do PEA, realiza atividades voltadas para as demandas da comunidade, sempre com temas relevantes para a conscientização sobre a preservação ambiental.

No Programa de Educação Ambiental também há as oficinas para confecção de materiais com garrafas pet’s, em que os participantes aprendem a construir pufes, sofás, cortinas e porta-trecos, e cursos sobre associativismo e cooperativismo, como forma de fomentar a criação de uma associação para que sejam realizadas vendas de produtos sustentáveis fabricados pelas próprias famílias das comunidades, a exemplo do sabão produzido artesanalmente a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha.