Carta de Serviços permite a usuário do Hemopa avaliar atendimento


Uma importante ferramenta de gestão, com a vantagem de permitir que a qualidade dos serviços públicos ofertados seja avaliada pelo público atendido. Assim é a Carta de Serviços ao Usuário, documento que será lançado pela Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) nesta sexta-feira (25), no auditório do hemocentro, em Belém.

Para a assessora do Núcleo da Qualidade da instituição, Lígia Garcia, a grande importância da Carta de Serviços ao Usuário “reside exatamente no compromisso declarado da Fundação em publicar quais serviços dispõe aos seus usuários, formas de acesso e quais os compromissos assumidos para que eles tenham atendimento garantido com excelência e humanizado. A Carta diferencia bem o que é atendimento do que é tratamento”.

Serviços - Está é a terceira edição do documento lançada pelo Hemopa. Desta vez, estão descritos os serviços referentes ao atendimento aos doadores de sangue e candidatos à doação de medula óssea, aos pacientes da instituição e aos relacionados aos exames laboratoriais, ao Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP), Núcleo de Ensino e Pesquisa (Nepes), à Ouvidoria e aos serviços de informação ao usuário.

Segundo Lígia Garcia, a Carta é mais um instrumento de excelência de gestão aplicada pelo hemocentro. “É um documento para todas as organizações públicas que atendem usuários, com prazos e de acordo com a população do município. Passa a ser obrigatória a partir de junho de 2018”, informou.

Durante as próximas semanas serão realizadas ações para divulgar os diversos públicos da instituição, o que inclui palestras aos pacientes e doadores de sangue. A Carta de Serviços ao Usuário já está disponível no site da Fundação Hemopa (www.hemopa.pa.gov.br).