Uma importante ferramenta de gestão, com
a vantagem de permitir que a qualidade dos serviços públicos ofertados seja
avaliada pelo público atendido. Assim é a Carta de Serviços ao Usuário,
documento que será lançado pela Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do
Pará (Hemopa) nesta sexta-feira (25), no auditório do hemocentro, em Belém.
Para a assessora do Núcleo da Qualidade
da instituição, Lígia Garcia, a grande importância da Carta de Serviços ao
Usuário “reside exatamente no compromisso declarado da Fundação em publicar
quais serviços dispõe aos seus usuários, formas de acesso e quais os
compromissos assumidos para que eles tenham atendimento garantido com
excelência e humanizado. A Carta diferencia bem o que é atendimento do que é
tratamento”.
Serviços - Está é a terceira edição do
documento lançada pelo Hemopa. Desta vez, estão descritos os serviços
referentes ao atendimento aos doadores de sangue e candidatos à doação de
medula óssea, aos pacientes da instituição e aos relacionados aos exames
laboratoriais, ao Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP),
Núcleo de Ensino e Pesquisa (Nepes), à Ouvidoria e aos serviços de informação
ao usuário.
Segundo Lígia Garcia, a Carta é mais um
instrumento de excelência de gestão aplicada pelo hemocentro. “É um documento
para todas as organizações públicas que atendem usuários, com prazos e de
acordo com a população do município. Passa a ser obrigatória a partir de junho
de 2018”, informou.
Durante as próximas semanas serão
realizadas ações para divulgar os diversos públicos da instituição, o que
inclui palestras aos pacientes e doadores de sangue. A Carta de Serviços ao
Usuário já está disponível no site da Fundação Hemopa (www.hemopa.pa.gov.br).