Editora Paka-Tatu completa 18 anos de fundação




Maria de Nazaré ao lado dos editores da Paka-Tatu a noite de lançamento do livro de estreia

A Editora Paka-Tatu foi criada em junho de 2000 pelos professores Armando Alves Filho, José Alves de Souza Júnior e José Maia Bezerra Neto. Em 1 de junho de 2018, a editora completa 18 anos e mais de 500 livros publicados. Boa parte deles de autores regionais. São quase duas décadas transformando ideias em livros e ajudando a tirar das prateleiras acadêmicas textos que seriam inacessíveis a um público maior.

A escolha do nome resultou, nada mais, nada menos, do que de uma brincadeira que os antigos faziam com as crianças. Costumavam pedir para as crianças repetirem: “paca tatu cotia não” e as crianças, não entendo, de imediato, repetiam a parte que não era para repetir “cotia não”.

Para o Armando, a brincadeira foi a inspiração para um nome regional e que remetia a sua infância. “Achamos a ideia engraçada e de conotação bem regional. Para dar um pouco mais de glamour ao nome da Editora, substituímos o ‘c’ da paca pelo k”.

A Paka-Tatu tem sido contemplada com a confiança da comunidade literária e  científica paraense. Assim, teses de doutorado,  dissertações de mestrado e diversos textos acadêmicos ganharam as páginas dos livros. A dissertação de mestrado

“Belém: riquezas produzindo a Belle Époque”, da professora universitária  Maria de Nazaré Sarges, foi o primeiro livro a levar  o selo Paka-Tatu, isso em 2000,   ano da fundação  da Editora. A linha editorial da Paka-Tatu abrange os mais variados campos do conhecimento :  filosofia, sociologia, ecologia, história, antropologia, arqueologia economia, política,  direito, estudos literários, poesia, romance, conto, ficção, saúde e literatura infanto-juvenil.

Além das publicações inéditas, a Editora Paka-Tatu tem como proposta a reedição de obras importantes, de autores regionais e de autores não regionais. Nessa perspectiva, já foram publicadas obras de: Dalcídio Jurandir, José Coutinho de Oliveira, Antonio Tavernard, João Marques de Carvalho, Inglês de Sousa, Vicente Salles, Jesus Paes Loureiro, Eça de Queirós, Machado de Assis, Gil Vicente.

Acompanhando o desenvolvimento tecnológico, a Editora Paka-Tatu lançou-se no campo dos livros eletrônicos. Hoje, conta com diversos ebooks sendo vendidos por nas livrarias Amazon.com e iTunes Apple.

Os livros da Editora Paka-Tatu estão presentes em várias cidades do país e no exterior.