Fomentar a geração de negócios no
Estado, por meio de capacitação e relacionamento empresarial, é o principal
objetivo da Feira do Empreendedor, que será aberta hoje e vai até este sábado
(19), no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém e já é
considerada o maior evento de empreendedorismo da região Norte. A abertura
oficial será às 18 horas.
Nesta edição, a Feira terá uma área de
exposição de 8.500 m², além de 12 salas de aula e cinco auditórios com uma ampla
programação gratuita, mais de 300 eventos de capacitação, totalizando 32 mil
vagas, tanto para quem já tem seu negócio como para futuros empreendedores.
Além disso, o evento conta diariamente com palestras, oficinas, workshops,
seminários, painéis, encontros e rodadas de negócios, e as tão esperadas
palestras masters, com renomadas personalidades nacionais da área de negócios.
A expectativa é de um público de mais de
30 mil pessoas e de mais de R$ 30 milhões em geração de negócios. Segundo
Fabrizio Guaglianone, diretor-superintendente do Sebrae no Pará, “a Feira
pretende fomentar a criação de um ambiente favorável para a geração de
oportunidades de negócio e estimular o surgimento, a ampliação e a
diversificação de empreendimentos sustentáveis, além de difundir o
empreendedorismo”.
Com programação dinâmica, alinhada às
novas tendências do mercado, a Feira deste ano foi totalmente projetada em
espaços segmentados por área de atuação, e vai contar com diversos recursos
tecnológicos e lúdicos para facilitar o acesso do público às informações
disponíveis e, com isso, estimular o network e a geração de novos negócios.
Destaques da Programação
Palestras Masters - Em todos os dias da
Feira, a partir das 17 horas, serão realizadas as palestras masters, no
auditório do Hangar, uma oportunidade para os empreendedores locais, de
aprender com os exemplos de vida e estratégias usadas por empresários de
sucesso que conseguiram alcançar projeção nacional e internacional no mundo dos
negócios. Ao todo, serão seis palestras masters durante todo o evento.
Entretanto, além das masters, haverá outras palestras voltadas para
empreendedores de diversos segmentos de negócios.
A grande novidade é que todas as
palestras masters terão tradução em libras, audiodescrição e versão em braile
na programação impressa. Essas ações visam incluir as pessoas com deficiência
visual e auditiva na Feira do Empreendedor.
Dia 16 - no primeiro dia do evento, Roni
Bueno apresenta o case “Netshoes: dos fundos de um estacionamento a um
e-commerce de 1 bilhão”. O palestrante é sócio-fundador da Netshoes, maior
empresa de e-commerce esportivo do mundo. É considerado, atualmente, um dos
maiores executivos do Brasil.
Dia 17 – neste dia, às 17 horas, haverá
palestra com os fundadores da Companhia de Teatro Melhores do Mundo. Jovane
Nunes e Victor Leal irão proferir a palestra “O melhor negócio do mundo”, na
qual relatam a origem da companhia teatral de maior sucesso do Brasil,
destacando pontos como empreendedorismo, inovação, economia criativa,
persistência e superação de obstáculos, tudo com muito humor e diversão.
Também no dia 17, às 20h, será a vez da
palestrante Martha Gabriel, influenciadora digital, futurista, autora de
best-seller, palestrante internacional premiada e professora nas principais
escolas de negócios do Brasil, sendo ganhadora de 11 Prêmios iBest. Ela falará
sobre “Neuromarketing: entendendo a cabeça do consumidor”.
Dia 18 – a partir das 20 horas, a programação contará com a palestra de Roberto Justus, administrador, publicitário, apresentador de TV e empresário. Ele falará sobre “As sete forças que levam você ao sucesso”. Fundador de uma das maiores redes de comunicação da América Latina, o palestrante está ansioso para o contato com os empreendedores paraenses.
Dia 19 – o último dia da Feira também
contará com duas palestras masters. A primeira, às 17 horas, será com o
pesquisador da Cultura Digital com mais de quinze anos de experiência, Gil
Giardelli, que fará a palestra “E-futuro? A era digital e a inovação radical”.
Logo em seguida, às 20 horas, o
jornalista e apresentador de TV Dony de Nuccio, encerra a programação com a
palestra “Cenário Atual da Economia: Desafios e Oportunidades”, que trata do
empreendedorismo em um contexto tecnológico, digital e inovador, que integra
fatores culturais diferentes, em um ambiente de mercado competitivo e de
intensas transformações.
Capacitações – O evento terá mais de 300
eventos voltados para educação e orientação coletiva, tanto para quem já é dono
de negócio quanto para os que sonham em abrir sua própria empresa. Eles incluem
capacitações, rodadas e encontros de negócios, consultorias e palestras, por
exemplo. Para essa edição do evento, os eixos temáticos das capacitações serão:
negócios digitais, empreendedorismo e educação empreendedora; estratégia e
gestão; inovação e sustentabilidade; tendências e oportunidades de negócios.
São oportunidades para empreendedores da
capital e do interior do estado. “A previsão é receber 1700 empresários de
pequenos negócios com atuação em municípios, que virão a Belém em caravanas
organizadas pelo Sebrae, um trabalho integrado de técnicos de Belém e dos
escritórios regionais”, ressalta a coordenadora da Feira, Renata Rodrigues.
Responsabilidade socioambiental
Uma das grandes novidades dessa edição da Feira do Empreendedor é que os conteúdos teóricos de vários espaços estarão disponíveis para download via QR Code, uma iniciativa que visa reduzir o desperdício e facilitar o acesso do público às informações técnicas que o Sebrae disponibiliza por meio da Feira do Empreendedor, sendo eles: Loja Virtual de Moda, Terruá Amazônico, Espaço Gastronômico, Oficina Modelo, MiniMercado e Inteligência de Mercado. São manuais técnicos, relatórios sobre tendências em cada segmento, boletins e muito mais.
As palestras masters contarão com
tradução em libras, audiodescrição e impressão em braile no folder da
programação, outros diferenciais dessa da Feira deste ano. Isso será possível
graças a parcerias do Sebrae com a Universidade Federal Rural da Amazônia
(UFRA), por meio do curso de Libras, com o Instituto Álvares de Azevedo e com a
Imagem Acústica Audiodescrição. Além disso, o pavilhão de exposições contará
com mapa tátil e com visitas guiadas por funcionários do Sebrae treinados pelo
Instituto Álvares de Azevedo.
Em 2018, o Sebrae realiza uma ação em
conjunto com a Fundação Hemopa, desenvolvendo a Campanha ‘Empreendedor Doador’,
por meio da qual os primeiros 200 empreendedores inscritos na Feira que forem
ao Hemopa doar sangue, entre os dias 13 de abril e 31 de maio, apresentando o
seu comprovante de inscrição, receberão um kit após a doação, que incluiu
camisa, manual e CD Aprender a Empreender.
Na área ambiental, o Sebrae fechou
parceria com a Associação dos Recicladores das Águas Lindas (Aral), que terá
dez associados trabalhando durante toda a Feira, numa área dentro do Hangar,
onde todos os detritos gerados durante a Feira já passarão por triagem,
classificação e pesagem. O valor da venda do material reciclável será todo
revertido para a associação, e os dados da pesagem servirão para o cômputo do
inventário de Gases de Efeito Estufa do Sebrae no Pará.
Modelos de Negócio - A 9ª FE estará com quatro Modelos de Negócio: Minimercado, onde o visitante poderá conhecer um modelo viável de negócio na área de varejo de bairro; a Loja Virtual de Moda, toda em realidade 3D com informações voltadas para os empreendedores que trabalham com confecção ou varejo de moda; Oficina Modelo, onde dois veículos estarão expostos para a demonstração de produtos e serviços que podem ser oferecidos pelos empreendedores que atuam como reparadores veiculares; e Experiência Gastronômica, que segue o tema “do campo à mesa” para expor toda a cadeia produtiva da alimentação, utilizando-se de recursos físicos e virtuais.
Oportunidades de Negócios – O espaço de
oportunidades de negócios conta com 90 estandes, sendo 25 para empresas de
Máquinas e Equipamentos; 20 para Serviços, Soluções e Inovações; 20 para
Representações Porta a Porta; e 25 para Franquias. As empresas presentes no
espaço são ofertantes de produtos e serviços que possam auxiliar futuros
empreendedores de pequenos negócios a abrir sua empresa de forma sustentável e
competitiva, bem como ajudar empresários de micro e pequenas empresas a
aperfeiçoar, dinamizar ou expandir seus negócios.
Arena E-Commerce - Espaço que é uma das
novidades desta Feira. É voltado a empreendedores ou futuros empreendedores que
querem saber mais sobre comércio eletrônico e negócios online. A dinâmica do
espaço se dará por meio de palestras e talk shows em que haverá uma experiência
interativa do público com profissionais de com marketplaces como Elo7, iFood e
Estante Virtual. Os Correios e o Facebook também participam, expondo suas
soluções voltadas para e-commerce.
SebraeLab - Espaço projetado com
inspiração na tendência do coworking, para apresentar as principais tendências
mundiais de transformação digital e sua implicação na rotina dos pequenos
negócios. Oferece 40 capacitações com temas relacionados a inovações que estão
revolucionando o mundo dos negócios (big data, internet das coisas, etc), além
de metodologias ágeis para empreendedores que querem tirar sua ideia do papel.
Terá nomes como o diretor da Rede Fab Lab Brasil, André Guerreiro; o
programador do Easy Táxi, Jean Patrick; Bruno Clash, com “De jogador
profissional a narrador de jogos mobile”. No dia 17, o espaço abriga o encontro
Nerd Weekend, um painel sobre mercado da cultura pop, com Joe Bennett, com
“Como entrar no Mercado Americano dos Comics”; Guilherme Gonzalez, com “Os
desafios e oportunidades para um ator e roteirista”; e Eduardo Borgerth, com
"O Universo da Dublagem”.
Terruá Amazônico – Área de 312m², com 32
estandes para artesãos e produtores rurais atendidos pelo Sebrae no Pará, com o
apoio do programa AL-Invest 5.0 (programa de cooperação internacional da
Comissão Europeia voltado para alavancar a produtividade dos pequenos negócios
na América Latina. O Sebrae no Pará é a única instituição do Norte do Brasil
contemplada pelo AL-Invest 5.0). No Terruá, os expositores poderão fazer bons
negócios, enquanto o público conhecerá produtos que revelam a riqueza e a
diversidade de diferentes regiões do estado: cerâmica, miriti, biojoias,
madeira e fibras, além de alimentos e bebidas que são a cara do Pará. O Terruá
ainda realiza várias capacitações, entre elas, seminários sobre “Marco Legal da
Biodiversidade”, “Inovação e design para cosméticos”, “Fragrâncias da
Amazônia”; a oficina “Evolução da perfumaria”, com a perfumista Renata Ashcar;
e a visita técnica “Rota Cheiros e Fragrâncias Amazônicas”, na comunidade de
Boa Vista do Acará. O Terruá recebe visita das comitivas da Câmara de
Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz, Bolívia (CAINCO) e da
Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).
Experiência Gastronômica - O espaço de
Experiência Gastronômica terá 420m², três vezes maior do que o Cozinha Show da
Feira passada, e conta com a participação de 24 chefs paraenses elaborando
pratos a partir de releituras da culinária paraense, além de capacitações,
modelo de negócio para restaurantes e muito mais.
Relacionamento Empresarial - Espaço com
o tema “É a hora de vender”, onde funcionarão 31 estações de trabalho, com
atendimentos da Semana do MEI e da Semana de Educação Financeira. Oferecerá 115
eventos, incluindo 24 oficinas com ênfase nos temas de finanças e vendas, 64
palestras, seminários e mesas redondas e Seminário de Crédito do BNDES. Terá 12
clínicas tecnológicas voltadas para vendas; espaço “Parceiros”, com dez
instituições parceiras do Sebrae para dar orientações para regularização e
abertura de empresas e eSocial; consultorias agendadas; totem de
autoatendimento; mural do empreendedor; e eventos voltados para a obtenção de
crédito.
Clínica Empresarial – Espaço lúdico,
implementado pela primeira vez na Feira, com atendentes vestidos de médico, que
visa estimular os empreendedores a identificarem como o seu desempenho pode ser
melhorado, com foco no mercado. Os atendimentos duram cerca de 30 minutos, em
que são feitas 20 perguntas ao “empresário-paciente” baseadas em quatro
temáticas: relacionamento com clientes; relacionamento com fornecedores;
análise de concorrência e marketing. Feito o diagnóstico, são apresentadas
recomendações ao “empresário-paciente”, de acordo com os pontos que precisam
ser melhorados, com orientações sobre capacitações disponíveis dentro da
programação da Feira. Ele também receberá o portfólio de produtos do Sebrae,
com cursos, oficinas e outras capacitações que poderá fazer depois de encerrada
a Feira.
Inteligência de Mercado - Espaço com
oito telas interativas que exibem documentos de inteligência de mercado
elaborados pelo Sebrae no Pará ou parceiros, como pesquisas, boletins,
informações de mercado, informações governamentais e sobre investimentos, datas
comemorativas; oportunidades de negócios evidenciadas em pesquisas;
internacionalização; e compras governamentais. Boa parte do material estará
disponível para download via QRCode.
Centro Sebrae de Sustentabilidade -
Espaço concebido para mostrar aos empresários de pequenos negócios que é
possível gerar mais lucro reduzindo impactos no meio ambiente e contribuindo
para um desenvolvimento social mais justo e igualitário. Oferecerá interações
por meio de vídeos e atendimento com consultor especialista em
sustentabilidade, além de palestras sobre temas relacionados. O mobiliário do
espaço foi confeccionado em material sustentável.
Semana do Microempreendedor Individual –
MEI - A 10ª Semana do Microempreendedor Individual – MEI será de 14 a 25 de
maio, com boa parte das atividades concentrada dentro da Feira do Empreendedor
(16 e 19 de maio). Dentro da Feira, a programação funcionará no espaço do
Relacionamento Empresarial e oferecerá as mais diversas orientações, além de
serviços de formalização, emissão de DAS e DASMEI; orientações financeiras;
atendimento em áreas temáticas (gestão, marketing, atendimento etc). O Sebrae
espera atender 3.600 CNPJ’s durante a Semana Mei.
III EITT – Outro grande evento que foi
inserido na programação da Feira do Empreendedor é o III Encontro Internacional
de Inovação e Transferência de Tecnologia, que será de 17 a 19 de maio, das 11h
às 22h. Seminários, palestras, oficinas, mesas-redondas e talk show para
discutir temas importantes como o papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica
(NITs) no processo de transferência de tecnologia; os gargalos tecnológicos
vivenciados pelos empreendedores do segmento de biocosméticos; as mudanças da
Lei de Inovação e seus principais impactos; os desafios do Novo Marco Legal da
Inovação e oportunidade para aproximar empresários, empreendedores e pesquisadores
de universidades e instituições de inovação e pesquisa.
#Colaboração Assessoria de Imprensa - Fotos: Divulgação
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