'Oncológico Infantil' investe em qualificação profissional

De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), dos 12.500 mil novos casos de câncer infantojuvenil que deverão ser diagnosticados no Brasil em 2018, cerca de 1.200 mil estarão na Região Norte. Os últimos estudos do Inca indicam ainda que as possibilidades de cura chegam a 80%, quando o diagnóstico é precoce e o tratamento feito em um centro especializado.

Na norte do Brasil, onde a incidência dos novos casos será a menor em relação às demais regiões, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é referência para o tratamento de crianças e adolescentes, na faixa etária de zero a 19 anos.

Com uma equipe médica especializada, a unidade, que é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), tem investido no treinamento de seus funcionários, para garantir mais qualidade e segurança no atendimento aos pacientes.

Capacitação - Para a diretora assistencial da unidade, Josieli Pinheiro, a complexidade do tratamento oncológico pediátrico requer investimento constante em capacitação. “Quando a gente proporciona treinamentos, além de capacitar nossos colaboradores, é uma ação preventiva que garante a segurança do paciente”, explicou.

Neste mês de maio, a unidade formou sua primeira turma de Comunicação Difícil em Saúde. Com atores profissionais contracenando com os profissionais do “Oncológico Infantil”, reuniões de famílias foram recriadas para analisar a forma de informar sobre intervenções cirúrgicas, continuidade do tratamento e óbito.

Comportamentos e discursos foram observados e discutidos, com o objetivo de construir um diálogo mais transparente com pacientes e seus familiares. “Independentemente de ser a médica ou a psicóloga, no momento em que é preciso dar uma informação difícil, é a equipe de saúde que está com o paciente. Com o curso, podemos nos colocar no lugar desses pacientes e rever nosso atendimento em equipe”, disse a psicóloga do Hospital Oncológico Infantil, Celyce Agrassar.

Oncologia pediátrica - Além da formação em Comunicação Difícil, o restante do mês de maio será de treinamentos semanais. Com ênfase em oncologia pediátrica, muitos treinamentos serão ministrados por profissionais da unidade.

“Independentemente da área onde o colaborador atua, o trabalho dele influencia no atendimento ao paciente. Essa integração das equipes e o investimento em treinamentos ampliam a segurança e qualidade em nossos atendimentos, que é o que temos buscado desde o início das nossas atividades”, destacou a diretora Josieli Pinheiro.