Na norte do Brasil, onde a incidência
dos novos casos será a menor em relação às demais regiões, o Hospital
Oncológico Infantil Octávio Lobo é referência para o tratamento de crianças e
adolescentes, na faixa etária de zero a 19 anos.
Com uma equipe médica especializada, a
unidade, que é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência
Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde
Pública (Sespa), tem investido no treinamento de seus funcionários, para garantir
mais qualidade e segurança no atendimento aos pacientes.
Capacitação - Para a diretora
assistencial da unidade, Josieli Pinheiro, a complexidade do tratamento
oncológico pediátrico requer investimento constante em capacitação. “Quando a
gente proporciona treinamentos, além de capacitar nossos colaboradores, é uma
ação preventiva que garante a segurança do paciente”, explicou.
Neste mês de maio, a unidade formou sua
primeira turma de Comunicação Difícil em Saúde. Com atores profissionais
contracenando com os profissionais do “Oncológico Infantil”, reuniões de
famílias foram recriadas para analisar a forma de informar sobre intervenções
cirúrgicas, continuidade do tratamento e óbito.
Comportamentos e discursos foram
observados e discutidos, com o objetivo de construir um diálogo mais
transparente com pacientes e seus familiares. “Independentemente de ser a
médica ou a psicóloga, no momento em que é preciso dar uma informação difícil,
é a equipe de saúde que está com o paciente. Com o curso, podemos nos colocar
no lugar desses pacientes e rever nosso atendimento em equipe”, disse a
psicóloga do Hospital Oncológico Infantil, Celyce Agrassar.
Oncologia pediátrica - Além da formação
em Comunicação Difícil, o restante do mês de maio será de treinamentos semanais.
Com ênfase em oncologia pediátrica, muitos treinamentos serão ministrados por
profissionais da unidade.
“Independentemente da área onde o
colaborador atua, o trabalho dele influencia no atendimento ao paciente. Essa
integração das equipes e o investimento em treinamentos ampliam a segurança e
qualidade em nossos atendimentos, que é o que temos buscado desde o início das
nossas atividades”, destacou a diretora Josieli Pinheiro.