Garantir educação de qualidade
para todos é um dos desafios da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Entre
os projetos desenvolvidos pela secretaria, está o Pacto pela Educação, que
ganhou um novo parceiro: a Faculdade Uninassau.
O Pacto pela Educação é uma
iniciativa desenvolvida pelo Governo do Estado junto aos diferentes setores e
níveis de governo, da comunidade escolar, da sociedade civil organizada, da
iniciativa privada e de organismos internacionais, que visa promover a melhoria
da qualidade da educação no Pará. Cerca de mil escolas públicas integram o
projeto.
Com o ingresso da Uninassau ao
grupo de parceiros, inicialmente, cerca de 30 escolas de ensino fundamental e
médio serão beneficiadas. Nestas escolas a Faculdade deverá apoiar as ações definidas
em conjunto, a partir das necessidades especificas de cada uma. Serão
disponibilizados serviços para toda a comunidade escolar, incluindo diretores,
professores e técnicos educacionais e ainda a família de alunos. Como exemplo,
em algumas escolas há o acolhimento dos pais, com o auxílio do curso de
Psicologia. Em breve, serão realizados aulões para o Exame Nacional do Ensino
Médio (Enem).
“Este ano estamos encerrando um
ciclo de ações que iniciaram em 2013 para avaliar a evolução da Educação no Estado.
Nossa meta é fortalecer o trabalho nas regiões de integração do Pará e, através
das parcerias, focar na alfabetização e fortalecimento do ensino médio”, diz a
assessora técnica do Pacto pela Educação, Adriana Rosa.
Encontro – Realizado no dia 28 de
junho, em parceria com a Secretaria de Educação de Ananindeua (Semed), o “Café
com Diretores”, reuniu cerca de 150 gestores de escolas públicas municipais e
das Unidades Seduc na Escola (USE), no auditório da Semed.
Na programação, membros da
Comissão Estadual de Currículo do Programa de Apoio à implementação da Base
Nacional Comum Curricular (BNCC), Fátima Cravo e Walter Gomes, abordaram a sua
importância para nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das
Unidades Federativas, além das propostas pedagógicas de todas as escolas
públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Houve ainda a abordagem sobre eixos de trabalho de um gestor escolar no campo
da gestão de pessoas, de recursos e a gestão pedagógica.