Simineral apresenta o tema da próxima edição do Anuário Mineral




Nesta quinta, 13 de setembro, o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) fará o pré-lançamento do tema da oitava edição do Anuário Mineral do Pará, no Restô do Parque, às 20h. Durante o evento também será divulgada a capa da edição 2019. Com base no tema geral, que também será conhecido neste dia, serão desenvolvidos os vários capítulos do Anuário, trazendo dados atualizados dos números expressivos da produção, exportação, investimentos, geração de empregos e benefícios para a comunidade, além de matérias e entrevistas com renomados profissionais do setor no Estado. Este pré-lançamento é também a oportunidade de novos parceiros conhecerem o projeto, que já está consolidado como referência para conhecimento do setor mineral paraense. O Anuário oficial será divulgado em março de 2019.

Em 2012, o presidente do Simineral, José Fernando Gomes Júnior, lançou a primeira edição do Anuário, e desde então a publicação tem servido como um novo canal de interlocução. Desde a edição deste ano, o Anuário é lançado somente na versão digital e está disponível no site do sindicato, e para consulta em dispositivos móveis.

História – Considerada uma publicação completa no que diz respeito à mineração paraense, o Anuário sempre buscou inovar em cada edição, apresentando novidades aos leitores. A primeira edição foi lançada em 15 de março de 2012, e junto com ela foi lançado o 1º Concurso de Redação da Mineração, que teve a participação de mais de mil alunos da rede pública de ensino.

De lá para cá, a publicação foi evoluindo, ganhando incremento de novos destaques. Em 2013, o 2º Anuário, sob o tema “Minérios da nossa terra, riquezas para a nossa gente”, veio com o dobro do número de exemplares. A grande novidade foi o lançamento do 1º Anuarinho, versão exclusivamente direcionada ao público infantil. À esta versão foram incorporados os prêmios Minerador Destaque  e Comenda de Mérito Minerador Honorário, o I Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo e o II Concurso de Redação, com 4 mil alunos inscritos.

Em 2014, o 3º Anuário ousou, ainda mais. A publicação veio bilíngue (português/inglês), trazendo como tema “Mineração sustentável. Um legado para a nossa gente”. A publicação trouxe dois capítulos inéditos sobre Sustentabilidade e os Pioneiros da Mineração no Pará. O 3º Concurso de Redação também superou os públicos anteriores, com 10 mil alunos inscritos.

Desde então, o Anuário só veio crescendo em números, parceiros e importância. Em 2017, o Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo cresceu e se transformou no Prêmio Simineral de Comunicação, garantindo um número maior de participantes, desde jornalistas a produtores de conteúdos digitais e estudantes. 2017 também foi o ano de criação da Dorinha, a personagem infantil do Anuarinho, que conta, através de histórias didáticas, sobre o mundo da mineração. Sucesso com o público infantil e adulto.

Este ano, com foco no mundo digital e nas conexões da nova era, a publicação trouxe como tema “Conexões: somos uma só rede”, e veio somente em versão digital, com muita interatividade e novidades. Mais um sucesso arrebatador. E o Sindicato promete muitas outras novidades ano que vem. E algumas já serão conhecidas na noite desta quinta.