Peça de teatro para homenagear o Ver-o-Peso


Foto: Divulgação


Nesta dia 27 de março a maior feira livre da América Latina, que também é ponto turístico e cultural da cidade de Belém do Pará, o Ver-o-Peso, completa 392 anos e para celebrar a data, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), leva para o mercado um dos mais consagrados espetáculos paraenses já encenados no Brasil, o ‘Ver de Ver-o-Peso’.

Um marco na arte paraense, a montagem do Grupo Experiência e direção de Geraldo Sales, destaca a movimentação e o cotidiano dos feirantes e ambulantes do mercado com muito humor e crítica social, misturando comédia, teatro de revista e sátira acerca dos costumes populares do Pará.

"Pensamos com muito carinho em oportunizar aos trabalhadores do nosso Ver-o-Peso e do centro comercial a experiência de se verem representados como fonte de inspiração para esses artistas maravilhosos do Grupo Experiência. É um sonho realizado e esperamos que muitos sorrisos se espalhem nesse final de tarde, contagiando a todos", comentou Ursula Vidal, secretária de cultura do Estado.

Desde que o espetáculo estreou pela primeira vez há 38 anos, em 1982, Geraldo Sales está sempre adaptando o roteiro à realidade. "Quando idealizamos esse projeto, os atores passaram por uma imersão na feira para a construção dos personagens, dando maior veracidade ao que a gente mostra em cena. Hoje, temos a chance de retornar e apresentar pela primeira vez o espetáculo aos que nos inspiraram: os trabalhadores do Ver-o Peso", afirmou.

Grupo Experiência
Fundado em 1969, por Geraldo Sales, que é até hoje o seu diretor, o Grupo Experiência comemora, em 2019, cinquenta anos de existência. Nos anos 80 teve um grande destaque no projeto de incentivo ao teatro amador nacional, chamado Mambembão, e ganhou diversos prêmios, se tornando muito respeitado, pois seu trabalho marcou uma época no cenário paraense.

O Experiência é um dos mais antigos grupos do norte, é tradicional na cidade e coleciona muita história para contar. Para aprofundar a pesquisa cênica e criar a cena amazônica, o grupo utiliza temas regionais, que chamam de expressão amazônica e a partir daí, desenvolvem um drama com características específicas da região, que podem ser baseado nas lendas, costumes e mitos da Amazônia.

O espetáculo Ver de Ver-o-Peso já atingiu milhares de espectadores - fato raro no teatro brasileiro - e conta a história do dia-a-dia da feira do Ver-o-Peso, valendo-se da expressão popular, da ironia, da sátira e da comédia, trazendo à tona o conhecimento e a característica cultural do paraense, além de enfatizar os costumes, mitos, crenças e as tradições culturais da região.