Em junho de 2019, o volume de vendas do
comércio varejista paraense registrou variação positiva de 1,0% frente ao mês
imediatamente anterior (maio/2019), ficando acima da média nacional (-0,3%). Já
em comparação ao mês do ano anterior (maio/2018), a variação positiva se eleva
para 2,0%.
Hipermercados (Alimentos), o setor de
Tecidos, vestuário e calçados, e Farmácia, são os responsáveis pelo aumento do
volume de vendas do comércio do Pará. De maneira geral e acompanhando o
contexto nacional, as vendas têm sido direcionadas para o consumo de bens
básicos, como por exemplo, alimentos e medicamentos.
O baixo ritmo de recuperação da
economia, o aumento do emprego no mercado informal que paga salários baixos e o
endividamento das famílias faz com que a recuperação das vendas no comércio
seja lenta. O consumidor está obtendo renda com a recuperação do emprego, porém
com salário menor, o que impacta na sua capacidade de consumo. Outro destaque
de bom desempenho no comércio do Pará está relacionado as festas juninas, com o
aumento das vendas de itens comuns dessa época do ano, como é o caso do
vestuário e comidas típicas.
Comércio varejista ampliado apresentou
bom desempenho em junho
O comércio varejista ampliado que
abrange os segmentos de “Veículos e motocicletas, partes e peças” e de
“Material de construção” também mostrou um resultado ainda melhor para o estado
do Pará com 3,0%, que foi destaque positivo levando o estado a liderança dentre
as unidades da federação, seguido pelo Rio de Janeiro (2,8%) e Acre (2,1%).
O setor de veículos vem se recuperando
em todo o Brasil, após a queda das importações no mês de março quando a
Argentina, principal importadora, deixou de comprar os veículos brasileiros.
Essa recuperação está sendo sustentada pela redução das taxas de juros, que
podem estar estimulando essa atividade. No caso do estado do Pará, seu bom
desempenho é resultado do crescimento da venda de veículos.