Hipermercados aumentam o volume de vendas do comércio paraense




Em junho de 2019, o volume de vendas do comércio varejista paraense registrou variação positiva de 1,0% frente ao mês imediatamente anterior (maio/2019), ficando acima da média nacional (-0,3%). Já em comparação ao mês do ano anterior (maio/2018), a variação positiva se eleva para 2,0%.

Hipermercados (Alimentos), o setor de Tecidos, vestuário e calçados, e Farmácia, são os responsáveis pelo aumento do volume de vendas do comércio do Pará. De maneira geral e acompanhando o contexto nacional, as vendas têm sido direcionadas para o consumo de bens básicos, como por exemplo, alimentos e medicamentos.

O baixo ritmo de recuperação da economia, o aumento do emprego no mercado informal que paga salários baixos e o endividamento das famílias faz com que a recuperação das vendas no comércio seja lenta. O consumidor está obtendo renda com a recuperação do emprego, porém com salário menor, o que impacta na sua capacidade de consumo. Outro destaque de bom desempenho no comércio do Pará está relacionado as festas juninas, com o aumento das vendas de itens comuns dessa época do ano, como é o caso do vestuário e comidas típicas.

Comércio varejista ampliado apresentou bom desempenho em junho
O comércio varejista ampliado que abrange os segmentos de “Veículos e motocicletas, partes e peças” e de “Material de construção” também mostrou um resultado ainda melhor para o estado do Pará com 3,0%, que foi destaque positivo levando o estado a liderança dentre as unidades da federação, seguido pelo Rio de Janeiro (2,8%) e Acre (2,1%).

O setor de veículos vem se recuperando em todo o Brasil, após a queda das importações no mês de março quando a Argentina, principal importadora, deixou de comprar os veículos brasileiros. Essa recuperação está sendo sustentada pela redução das taxas de juros, que podem estar estimulando essa atividade. No caso do estado do Pará, seu bom desempenho é resultado do crescimento da venda de veículos.


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