Agência Brasil Brasília
Durante o mutirão, organizado pelo Banco
Central e pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), parte das agências
bancárias de todo o país, de sete instituições financeiras (Banco do Brasil,
Banrisul, Bradesco, Banco Pan, Caixa Econômica, Itaú e Santander), terá o
horário estendido até as 20h para oferecer orientação financeira e negociar
dívidas em atraso de seus clientes, em condições especiais. A lista completa
pode ser acessada no site Papo Reto, da Febraban.
A negociação ainda poderá ser feita nas
demais agências desses bancos, localizadas em todo o território nacional, no
horário normal de funcionamento, nos canais digitais das instituições e pela
plataforma consumidor.gov.br.
Segundo a Febraban, os bancos Votorantim
e Safra também participam da iniciativa, somente por meio dos canais digitais.
Banrisul
O Banrisul informou que oferecerá
desconto sobre o total da dívida e nos juros. Além do atendimento nas agências,
o banco oferece o Portal de Solução de Dívidas, localizado em seu site, e por
meio do aplicativo Banrisul Digital, na função Resolva Dívidas em Atraso. No
site do Banrisul, o cliente tem acesso ainda a orientações financeiras na área
Crédito Consciente.
Banco do Brasil
O BB dará descontos de até 92% na
liquidação de dívidas e oferecerá prazos que podem chegar a 120 meses, além de
até 180 dias de carência. O banco também oferecerá, promocionalmente, taxas de
juros até 14% menores para as operações de renegociação. Além das agências, o
banco também dá a opção de atendimento digital pelo Portal de Renegociação de
Dívidas e pelo aplicativo do BB.
Bradesco
O Bradesco informou que participa do
mutirão da dívida com prazos e taxas diferenciadas, de acordo com o perfil dos
clientes. “O Bradesco vai participar da Semana da Negociação e Orientação
Financeira, organizada pela Febraban e o Banco Central, oferecendo prazos e
taxas diferenciadas para a renegociação de dívidas. As condições serão
estruturadas de acordo com o perfil de cada cliente. Vamos realizar intensiva
comunicação com clientes potenciais. As Agências e canais de atendimento
estarão preparadas para atender aos clientes com alçada para negociar eventuais
sugestões de condições para a renegociação dos pagamentos”, disse em nota.
Caixa Econômica Federal
Segundo a Caixa, na renegociação do
crédito comercial, os clientes podem quitar dívidas que estejam em atraso há
mais de 1 ano, com até 90% de desconto para pagamento à vista, de acordo com as
características da operação. Podem ainda unificar os contratos em atraso e
parcelar em até 96 meses, realizar uma pausa no pagamento de até uma prestação
vencida ou a vencer e efetuar a repactuação da dívida, com possibilidade de
aumento do prazo.
As condições também englobam os
contratos habitacionais. Uma das alternativas oferecidas compreende o pagamento
de um valor de entrada e a incorporação do restante da dívida em atraso às
demais prestações do contrato, permitindo que o cliente retome seu fluxo de
pagamento mensal.
Para outro grupo de clientes, há
possibilidade, após o pagamento da entrada, de fazer acordo para pagamento de
uma prestação por mês na data de vencimento, durante três meses consecutivos.
Após esse prazo, as demais prestações que ainda estiverem em atraso serão
incorporadas ao saldo do contrato.
Para o cliente que tem saldo na conta do
Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), outra opção é utilizar o recurso
para reduzir a prestação em até 80% por 12 meses. Essa condição vale para
clientes que apresentam até três parcelas do financiamento em atraso.
Segundo a Caixa, as condições variam de
acordo com as características do contrato e o tipo de operação.
A renegociação também pode ser feita por
meio do site www.negociardividas.caixa.gov.br, via telefone e WhatsApp 0800 726
8068, nos perfis do banco no Facebook e no Twitter, APP Cartões Caixa, nos
caminhões Você no Azul e nas agências. Na habitação, os clientes contam ainda
com a possibilidade de renegociar a dívida pelo serviço Habitação na Mão do
Cliente, nos telefones 3004-1105 (capitais), opção 7, ou 0800 726 0505 (demais
cidades).
Itaú Unibanco
O atendimento no Itaú Unibanco ocorrerá
nas agências, pelo site, aplicativo e na central telefônica. Segundo o banco, o
cliente vai encontrar taxas reduzidas, a partir de 1,99% – nesse caso, para
débitos com mais de 90 dias de atraso –, e prazo de até 30 dias para o
pagamento da primeira parcela. Quem for pessoalmente renegociar pode obter
desconto de até 90% nas dívidas com atraso superior a um ano; ter a opção de
pagamento da dívida renegociada em até 6 vezes, com parcelas fixas; ou
parcelamento, em até 60 meses do valor devido.
Santander
O Santander informou que a renegociação
envolve descontos de até 90% no valor da dívida. Clientes com atrasos de até 60
dias terão reduções nas taxas de até 20%. Já para acordos com atrasos acima de
60 dias, dependendo do caso, os descontos serão de até 90% no valor total da
dívida.
As condições especiais serão válidas
para as modalidades crédito pessoal, consignado, capital de giro, conta garantida,
Santander Master, descontos de recebíveis e cartão de crédito nos canais de
relacionamento do banco (aplicativo, central telefônica, portal de renegociação
e agências). No período da campanha, o Santander também manterá algumas de suas
agências abertas até as 20h para o atendimento, com orientação financeira aos
clientes.
Dívidas com bancos
Segundo levantamento da Confederação
Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC
Brasil), a maior parte das dívidas (53%) em aberto no país está ligada a
instituições financeiras. Já o comércio responde por uma fatia de 17% do total
de dívidas. O setor de comunicação foi responsável por 12% das pendências e as
contas de água e luz, por 10%.